sexta-feira, 16 de junho de 2017

Análise do dia 12.06.17

Por: Graziela Oliveira Torres e Darla Pontes Tavares

Primeiramente, a aula se iniciou com a professora dando bom dia para os alunos e com a leitura da análise da aula anterior pelo monitor da professora da disciplina, Aurélio. Em seguida, a professora começou a realizar a segunda parte da aula que era a socialização dos relatórios das visitas que foi a observação de uma aula ministrada por um professor de Educação Infantil ou Ensino Fundamental I. Cada grupo deveria socializar as experiências vividas na sala de aula falando sobre os pontos positivos, os pontos negativos, o ano da turma e se a escola visitada era pública ou privada.
O terceiro momento foi à finalização sobre os mapas conceituais com utilização do Power Point, onde nele havia os conceitos de mapas conceituais que são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu idealizador e depois apresentou o site onde nós poderíamos pesquisar mais sobre os mapas conceituais. Em seguida, os grupos de estudos se uniram para montar os seus mapas conceituais com utilização de cartolina e depois socializaram seus mapas apresentando os pontos importantes do texto “Identidade: Uma construção histórica” que fala sobre a identidade do professor, o que é ser professor e esse foi o quarto momento da aula.
E por último, o quinto momento foi à finalização da aula, onde a professora leu um texto produzido por ela mesma falando um pouco da sua história, de como a mesma se tornou professora, quais influências que ela recebeu para fazer essa profissão e de o quanto ela é feliz por ser professora.
Esta aula nos proporcionou uma reflexão sobre o que é ser professor, qual a identidade dele, os processos históricos que antecedem a formação de professor que contribui para o ser que ele é hoje e aprendemos a formar um mapa conceitual. E o que mais nos chamou atenção foi às palavras ditas pela professora em seu texto “Como me construo professora na minha trajetória profissional” que fala sobre a trajetória percorrida pela professora até os dias de hoje como docente e que nos motiva a continuar nessa grande jornada. Para terminar este relato de aula usaremos um trecho do texto da professora que diz “... Hoje sou professora. A construção sempre provisória de minha identidade docente, ainda há muito a construir, ainda há muito a aprender, há muita história para ser ouvida e para ser contada.”

Um comentário:

  1. A visita nas escolas foi uma experiência enriquecedora para nos enquanto alunos de pedagogia, e poder saber o que nos espera nas escolas, nos deixa mais preparadas para enfrentar as dificuldades.
    Outro aspecto interessante da aula foi a produção dos mapas conceituais, ótima ferramenta para sintetizar os conceitos que lemos nos textos!

    ResponderExcluir