A aula começou com a fala da
professora Marina Cavalcante dando boas vindas ao grupo. Em seguida, o grupo
composto por Mila Santos, Milena Freitas, Sabrina Vicente e Samara da Silva apresentou
o relato de aula da semana anterior.
O encontro teve como tema o
“Ser Professor”. Foi proposto o estudo dos textos a partir da elaboração de
Mapas Conceituais em grupos de estudos (GTs). Para a finalização desses
conceitos, estava prevista a explicitação em Power Point, porém esta parte da
aula ficou comprometida devido a ausência de energia elétrica na Universidade.
Logo após foi proposta a leitura
compartilhada do texto “Educando olhar da observação”, de Madalena Freire.
Durante e ao término da leitura, a professora ia esclarecendo os pontos
principais do texto e enfatizou alguns deles: 1° Foco na aprendizagem
individual; 2° Foco na dinâmica da construção do encontro; 3° Foco na
coordenação em relação ao desempenho na construção da aula. O texto, propiciou
um maior embasamento teórico no que diz respeito a observação que os alunos
iriam fazer durante apróxima ida ao campo, para observar uma sala de aula.
Com a ajuda do seu monitor,
Aurélio Nestor, a professora elaborou um quadro na lousa com o tema “Identidade
Docente”, onde destacou os seguintes pontos: 1° o professor que quero ser; 2°
onde estou; 3° onde quero chegar. Algumas perguntas foram feitas para os
estudantes com o objetivo de construir esse quadro de forma coletiva.
Os grupos, já divididos
anteriormente, se reuniram novamente para a elaboração da pauta da aula que vão
observar, podendo ser uma turma de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental.
Para uma melhor orientação deste
momento, a professora Marina pediu para que sua orientanda Nívea Pereira
anotasse no quadro os aspectos que podem favorecer as observações de sala de
aula, bem como: Como o professor entra em sala de aula; como conteúdo é
apresentado; como desenvolve a aula, quais inovações estão presentes; como o
professor lida com a indisciplina e como finaliza a aula.
A aula do dia nos
proporcionou uma reflexão, no ponto de vista prático, que o professor, no
decorrer de sua ação docente, poderá se deparar com algumas dificuldades, mesmo
tendo planejado as suas aulas. Ele deverá estar preparado para vivenciar
situações cotidianas inesperadas e tentar contorna-las da melhor forma
possível, a fim de garantir um aprendizado satisfatório para seus discentes.
Por fim, podemos notar que
ser professor está para além de ensinar um conteúdo. Com uma educação
mediadora, respeito as diferenças e troca de experiências é que podemos mudar a
situação atual do nosso sistema de ensino que, por muitas vezes, está associado
ao ensino visando apenas as avaliações externas e não considerando as
especificidades de cada sujeito.
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