domingo, 11 de junho de 2017

Análise do dia 29.05.17

POR; Aurélio Nestor e Nívea Pereira


A aula começou com a fala da professora Marina Cavalcante dando boas vindas ao grupo. Em seguida, o grupo composto por Mila Santos, Milena Freitas, Sabrina Vicente e Samara da Silva apresentou o relato de aula da semana anterior.
O encontro teve como tema o “Ser Professor”. Foi proposto o estudo dos textos a partir da elaboração de Mapas Conceituais em grupos de estudos (GTs). Para a finalização desses conceitos, estava prevista a explicitação em Power Point, porém esta parte da aula ficou comprometida devido a ausência de energia elétrica na Universidade.
Logo após foi proposta a leitura compartilhada do texto “Educando olhar da observação”, de Madalena Freire. Durante e ao término da leitura, a professora ia esclarecendo os pontos principais do texto e enfatizou alguns deles: 1° Foco na aprendizagem individual; 2° Foco na dinâmica da construção do encontro; 3° Foco na coordenação em relação ao desempenho na construção da aula. O texto, propiciou um maior embasamento teórico no que diz respeito a observação que os alunos iriam fazer durante apróxima ida ao campo, para observar uma sala de aula.
Com a ajuda do seu monitor, Aurélio Nestor, a professora elaborou um quadro na lousa com o tema “Identidade Docente”, onde destacou os seguintes pontos: 1° o professor que quero ser; 2° onde estou; 3° onde quero chegar. Algumas perguntas foram feitas para os estudantes com o objetivo de construir esse quadro de forma coletiva.
Os grupos, já divididos anteriormente, se reuniram novamente para a elaboração da pauta da aula que vão observar, podendo ser uma turma de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental.
Para uma melhor orientação deste momento, a professora Marina pediu para que sua orientanda Nívea Pereira anotasse no quadro os aspectos que podem favorecer as observações de sala de aula, bem como: Como o professor entra em sala de aula; como conteúdo é apresentado; como desenvolve a aula, quais inovações estão presentes; como o professor lida com a indisciplina e como finaliza a aula.
A aula do dia nos proporcionou uma reflexão, no ponto de vista prático, que o professor, no decorrer de sua ação docente, poderá se deparar com algumas dificuldades, mesmo tendo planejado as suas aulas. Ele deverá estar preparado para vivenciar situações cotidianas inesperadas e tentar contorna-las da melhor forma possível, a fim de garantir um aprendizado satisfatório para seus discentes.
Por fim, podemos notar que ser professor está para além de ensinar um conteúdo. Com uma educação mediadora, respeito as diferenças e troca de experiências é que podemos mudar a situação atual do nosso sistema de ensino que, por muitas vezes, está associado ao ensino visando apenas as avaliações externas e não considerando as especificidades de cada sujeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário