Ø
Acolhida – Leitura
comentada do texto de análise da aula anterior
Ø
Apresentação/Discussão
dos relatórios da 1ª Observação
Ø
Introdução da Unidade
II – A organização do trabalho Didático
Ø Tema: Planejamento Didático:
processo de reflexão e ação político-pedagógica - Música YANNI
Sondagem do conhecimento e problematização do tema a partir
das questões discutidas em grupos:
GT- 1) O que este DVD tem a ver com o estudo da temática de
hoje – Planejamento Educacional? Seria possível alcançar esses resultados a
partir de uma situação improvisada? O
que é Planejamento numa perspectiva crítica-participativa? Em que perspectiva
educacional ela estaria situada, datada?
GT- 2 Existe divisão de tarefas entre todos os envolvidos?
As tarefas são iguais para todos?
No processo de um planejamento coletivo existe
a necessidade de dividir tarefas? Elas
têm o mesmo nível de dificuldade? É
necessário buscar procedimentos metodológicos e de avaliação diferenciados e
diversificados com aqueles que têm mais dificuldades?
GT- 3 O trabalho de cada pessoa é importante tendo em vista
o resultado alcançado?
A prática pedagógica de hoje está exigindo um
trabalho coletivo - planejamento participativo? Justifique esta necessidade
quando se pretende uma ação educativa significativa e emancipadora.
GT - 4 Que sentimentos podem ser observados nas pessoas ao
realizarem suas tarefas?
Seria possível constatar esses sentimentos,
clima de trabalho, por ocasião da execução de nossos planejamentos? Para tanto
tem relevância o domínio dos conhecimentos de nossas ações, o compromisso com
os resultados buscados, a organização das ações a serem realizadas?
GT - 5 Alguém acompanha, orienta o desenvolvimento das
tarefas?
No ato de planejar necessitamos ter alguém
responsável pelo acompanhamento sistemático –ação- reflexão-ação – de cada um
dos seus momentos. Quais os momentos do ato de planejar?
GT - 6 Considerando-se o objetivo alcançado, quem é o
responsável? No contexto de um planejamento participativo, quem é o responsável
pelos seus resultados? Qual a importância/razões do ato de planejar para a
efetivação de intenções desejadas? O planejamento das nossas ações altera a
organização de nossa prática profissional e/ou pessoal? Justifique.
Ø Socialização
Ø Encaminhamentos:
Textos – Planejamento
Ø Avaliação
do encontro
GT- 1) O que este DVD tem a ver com o estudo da temática de
hoje – Planejamento Educacional? Seria possível alcançar esses resultados a
partir de uma situação improvisada? O
que é Planejamento numa perspectiva crítica-participativa? Em que perspectiva
educacional ela estaria situada, datada?
GT- 2 Existe divisão de tarefas entre todos os
envolvidos? As tarefas são iguais para todos? No processo de um planejamento
coletivo existe a necessidade de dividir tarefas? Elas têm o mesmo nível de dificuldade? É necessário buscar procedimentos
metodológicos e de avaliação diferenciados e diversificados com aqueles que têm
mais dificuldades?
GT- 3 O trabalho de cada pessoa é importante tendo em vista
o resultado alcançado?
A prática pedagógica de hoje está exigindo um
trabalho coletivo - planejamento participativo? Justifique esta necessidade
quando se pretende uma ação educativa significativa e emancipadora
GT - 4 Que sentimentos podem ser observados nas pessoas ao
realizarem suas tarefas?
Seria possível constatar esses sentimentos,
clima de trabalho, por ocasião da execução de nossos planejamentos? Para tanto
tem relevância o domínio dos conhecimentos de nossas ações, o compromisso com
os resultados buscados, a organização das ações a serem realizadas?
GT - 5 Alguém acompanha, orienta o desenvolvimento das
tarefas?
No ato de planejar necessitamos ter alguém
responsável pelo acompanhamento sistemático –ação- reflexão-ação – de cada um
dos seus momentos. Quais os momentos do ato de planejar?
GT - 6 Considerando-se o objetivo alcançado, quem é o
responsável? No contexto de um planejamento participativo, quem é o responsável
pelos seus resultados? Qual a importância/razões do ato de planejar para a
efetivação de intenções desejadas? O planejamento das nossas ações altera a
organização de nossa prática profissional e/ou pessoal? Justifique.
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