segunda-feira, 17 de abril de 2017

Agenda do dia 17.04.17

Ø     Acolhida – Leitura comentada do texto de análise da aula anterior
Ø     Apresentação/Discussão dos relatórios da 1ª Observação
Ø     Introdução da Unidade II – A organização do trabalho Didático
Ø     Tema: Planejamento Didático: processo de reflexão e ação político-pedagógica -   Música YANNI
Sondagem do conhecimento e problematização do tema a partir das questões discutidas em grupos:

GT- 1) O que este DVD tem a ver com o estudo da temática de hoje – Planejamento Educacional? Seria possível alcançar esses resultados a partir de uma situação improvisada?  O que é Planejamento numa perspectiva crítica-participativa? Em que perspectiva educacional ela estaria situada, datada?

GT- 2 Existe divisão de tarefas entre todos os envolvidos? As tarefas são iguais para todos?
No processo de um planejamento coletivo existe a necessidade de dividir tarefas?  Elas têm o mesmo nível de dificuldade?  É necessário buscar procedimentos metodológicos e de avaliação diferenciados e diversificados com aqueles que têm mais dificuldades? 
 
GT- 3 O trabalho de cada pessoa é importante tendo em vista o resultado alcançado?
A prática pedagógica de hoje está exigindo um trabalho coletivo - planejamento participativo? Justifique esta necessidade quando se pretende uma ação educativa significativa e emancipadora.

GT - 4 Que sentimentos podem ser observados nas pessoas ao realizarem suas tarefas?
Seria possível constatar esses sentimentos, clima de trabalho, por ocasião da execução de nossos planejamentos? Para tanto tem relevância o domínio dos conhecimentos de nossas ações, o compromisso com os resultados buscados, a organização das ações a serem realizadas?

GT - 5 Alguém acompanha, orienta o desenvolvimento das tarefas? 
No ato de planejar necessitamos ter alguém responsável pelo acompanhamento sistemático –ação- reflexão-ação – de cada um dos seus momentos. Quais os momentos do ato de planejar?

GT - 6 Considerando-se o objetivo alcançado, quem é o responsável? No contexto de um planejamento participativo, quem é o responsável pelos seus resultados? Qual a importância/razões do ato de planejar para a efetivação de intenções desejadas? O planejamento das nossas ações altera a organização de nossa prática profissional e/ou pessoal? Justifique.

Ø     Socialização
Ø     Encaminhamentos: Textos – Planejamento
Ø     Avaliação do encontro
     
GT- 1) O que este DVD tem a ver com o estudo da temática de hoje – Planejamento Educacional? Seria possível alcançar esses resultados a partir de uma situação improvisada?  O que é Planejamento numa perspectiva crítica-participativa? Em que perspectiva educacional ela estaria situada, datada?

GT- 2 Existe divisão de tarefas entre todos os envolvidos? As tarefas são iguais para todos? No processo de um planejamento coletivo existe a necessidade de dividir tarefas?  Elas têm o mesmo nível de dificuldade?  É necessário buscar procedimentos metodológicos e de avaliação diferenciados e diversificados com aqueles que têm mais dificuldades?  

GT- 3 O trabalho de cada pessoa é importante tendo em vista o resultado alcançado?
A prática pedagógica de hoje está exigindo um trabalho coletivo - planejamento participativo? Justifique esta necessidade quando se pretende uma ação educativa significativa e emancipadora

GT - 4 Que sentimentos podem ser observados nas pessoas ao realizarem suas tarefas?
Seria possível constatar esses sentimentos, clima de trabalho, por ocasião da execução de nossos planejamentos? Para tanto tem relevância o domínio dos conhecimentos de nossas ações, o compromisso com os resultados buscados, a organização das ações a serem realizadas?

GT - 5 Alguém acompanha, orienta o desenvolvimento das tarefas? 
No ato de planejar necessitamos ter alguém responsável pelo acompanhamento sistemático –ação- reflexão-ação – de cada um dos seus momentos. Quais os momentos do ato de planejar?

GT - 6 Considerando-se o objetivo alcançado, quem é o responsável? No contexto de um planejamento participativo, quem é o responsável pelos seus resultados? Qual a importância/razões do ato de planejar para a efetivação de intenções desejadas? O planejamento das nossas ações altera a organização de nossa prática profissional e/ou pessoal? Justifique.




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