sexta-feira, 21 de abril de 2017

Reflexão



1. De acordo com o texto de Marina Cavalcante: “Planejamento: uma ação refletida e coletiva”, o planejamento retoma a ação histórica da humanidade, e nesse sentido passou por algumas fases distintas. Cite quais foram essas três grandes fases e faça um breve comentário sobre cada uma.



2. De acordo com o texto “Plano de aula: construção e gestão de conhecimentos”, de Maria de Jesus Oliveira e Maria Marina Dias Cavalcante, é indispensável ter clareza nos conteúdos que serão desenvolvidos em sala. Levando em conta os elementos construtivos do plano de aula e a leitura desse texto, quais os métodos que você utilizaria no seu primeiro dia em sala como professor?

17 comentários:

  1. "Plano de aula: construção e gestão de conhecimento"

    Levantar os planejamentos pregressos é um elemento construtivo de fundamental importância para a realização efetiva do planejamento em sua presentalidade. Esta atitude, de embazamento, do professor-pesquisador permite o conhecimento dos conteúdos, numa totalidade que volve ao acesso de saberes prévios, sob os quais o professor pode realizar prognósticos ,ou seja, traçar o provável desenvolvimento e conhecer os resultados possíveis deste processo em planificação e execução, também adjetivando o labor pedagógico numa perspectiva construtiva e otimista da avaliação prognóstica.
    Gerir conhecimentos é uma atividade que envolve organização sobretudo pessoal, entretanto, esta atitude nunca é isolada ou individual, requer boa escuta e interações com conteúdos, profissionais, discentes, histórico-culturais e com o meio.
    Num primeiro de aula, a partir de uma organização prévia, mediada entre sujeito-conhecimento, buscaria a tomada de consciência dos fenômenos circundantes presentes.
    Os métodos que utilizaria seriam: diálogo como mediação e valorização de conhecimentos prévios, como pontos de partida para construção de aprendizagem significativa, que foi teorizada pelo psicólogo David Ausubel (1928-2008).
    Com exposição dialógica faria entrevistas, apresentaria conteúdos com recursos diversificados, desde o livro didático até recursos mais próximos como os de tecnologias de comunicação e informação.

    "Planejamento: uma ação refletiva e coletiva"

    A ação histórica da humanidade no que concerne às aprendizagens, conhecimentos e trabalho, são mencionadas no texto em três momentos: o primitivo, o antigo e o moderno.
    O homem primitivo, através do trabalho procura modificar a natureza, a fim de garantir a sobrevivência e a reprodução social. Não há separação entre trabalho manual e intelectual, num modelo comunal.
    Na Grécia e Roma antiga,o sistema feudal, o sistema feudal, forma a organização social baseada em exploração dos trabalhadores pelos proprietários dos meios de produção. Havendo a escravização no meio de produção asiático e escravista de estrangeiros e dos primeiros pedagogos-filósofos.
    O processo de industrialização, capitalista, substitui o sistema feudal pelo assalariado, levando a sociedade novas formas de pensar e agir.

    Claudejane da Silva Pereira

    ResponderExcluir
  2. 1) *FASE DO PRINCÍPIO PRÁTICO: sua preocupação era centrada nas tarefas, tendo o professor como total responsável por escolher e organizar as tarefas sem levar em conta qualquer opinião vinda dos alunos. Além disso, era muito rigoroso, sendo assim considerada mais como um roteiro para orientar o professor. Nessa perspectiva, o professor provia o conhecimento e o aluno absorvia o que lhe era transmitido de forma mecânica.
    *FASE DO PRINCÍPIO INSTRUMENTAL: o foco era a eficiência, racionalidade e produtividade. A escola passa a ter um planejamento voltando o ensino para o mercado de trabalho. O professor era bem cobrado e o aluno tinha que aprender tudo aquilo que o professor lhe passava, o ensino era como uma mera transmissão. O planejamento partia de forma elaborada por profissionais especialistas e o professor correspondia o controlador e o aluno o receptor responsável.
    *FASE DO PRINCÍPIO PARTICIPATIVO: o aluno tem voz, o aprender passa a ser relacionado com a própria realidade das formas de compreender do aluno. O planejamento é considerado como grande gerador de mudanças onde professores e alunos se constroem e se reconhecem com o sujeitos. De uma maneira geral, todos estão inseridos nas atividades escolares, participando de todas as etapas e resoluções de problemas. Essa fase traz consigo uma postura dialógica e crítica da realidade.

    2) Iria na busca de métodos capazes que me fazer alcançar o mais próximo possível meus objetivos para a aula. Em um primeiro dia em sala, o mais significativo seria conhecer as crianças com as quais irei trabalhar. Preparar uma aula lúdica e utilizar de recursos diversificados, pois se tratando de crianças os métodos mecânicos se tornam muito cansativos, o que acarretaria na total perda dos objetivos do meu plano de aula. Um professor ao conhecer os seus alunos e a sua realidade tem uma melhor preparação para assim desenvolver métodos que irão fazer com que sua aula flua.


    MILENA DE FREITAS NOGUEIRA - PEDAGOGIA/MANHÃ

    ResponderExcluir
  3. Fase do princípio prático
    Um processo que não era bem considerado um planejamento e sim um roteiro onde era feita somente pelo professor e que devia ser seguido à risca. E divididos em duas categorias de organização: o objetivo e as tarefas sendo que o mais importantes é que as tarefas fossem compridas não importando os resultados. A aprendizagem mecânica de houve uma total rejeição e se voltou para uma aprendizagem de interesses e necessidade dos alunos, passando a ser um planejamento abordando temas amplos e que o professor tivesse uma visão geral do assunto que se é trabalhado.

    Fase instrumental, normativa.
    Uma educação baseado no modelo taylorismo-fordista onde os alunos passavam a ingressar no meio da preocupação das sociedades e levando a produção a educação escolar. Um planejamento onde os professores gastavam horas e horas produzindo para que os alunos aprendessem exatamente aquilo que estava sendo planejado.

    Fase do planejamento participativo
    É o processo definido como uma atividade caracterizada pela inclusão de toda comunidade escolar onde o planejamento era debatido e dialogado entre as partes envolvidas mas com todo o cuidado para que não perca a essência se tornado algo sem objetivo.

    Qual o objetivo da aula? Que resultados eu espero? Qual a realidade dos meus alunos? E o que posso fazer para que eles consigam compreender o objetivo e o conteúdo passado? Essa seria a minha principal linha de pensamento para que não ficasse perdida e tivesse um objetivo a cumprir e que traçadas essas metas e essas perguntas fossem respondidas adequadamente na preparação e na execução da aula tudo ocorreria perfeitamente bem.

    ResponderExcluir
  4. 1- A fase do princípio prático é aquela que estava fundada no tradicional e determinista, sem se ter preocupação formal, e está apresentava duas categorias de organização: uma se dava pelos objetos e a outra pelas tarefas. O professor era aquele que detinha todo o poder assim fazendo toda o planejamento, sem se quer ouvir a opinião dos alunos. Assim não se determinava o que seria ensinado. Pode-se dizer que essa fase o planejamento não era considerado, e sim estava mais ao ponto de ser um roteiro.
    A fase instrumental, normativa é aquela neutra, onde os aspectos são formais e com uma variedade de passos, se tem uma lista de verbos pré-determinados. A escola começa a valorizar as atividades que promovem o parcelamento do trabalho pedagógico. O planejamento, a partir dessa fase, era elaborado por toda a equipe que forma o âmbito escolar, mas o professor se torna um executor de tarefas e o aluno passa a ser um receptor responsivo, aquele que executa tarefas prescritas no planejamento.
    A terceira e última fase é a do planejamento participativo, nessa o planejamento é tido como algo fundamental, e tem um caráter de ser um gerador de mudanças do ato de ensinar. Ele vem com o intuito de se mudar a forma tecnicista de se ensinar, e colocar a participação democrática de todos os sujeitos envolvidos. Essa fase também é conhecida por colocar como prioridade as relações horizontais, onde o professor mesmo com sua autoridade, está à altura do aluno. Mas ele nos alerta para a sua efetivação, e não só para ficar na “conversa”.

    2- Os métodos utilizados por mim para a minha primeira aula seriam: O tempo, pois é fundamental se ter uma base de gestão de tempo, para cada assunto que será abordado dentro da sala de aula, e como os alunos o compreenderão. Objetivos Educacionais: quais são as minhas finalidades, o que eu quero passar para os meus alunos, quais alunos eu quero formar. Conteúdos de ensino-aprendizagem, nesse eu teria que ter a sensibilidade de ver a particularidade de cada aluno, ou pelo menos ver a condição social que se encontra para melhor trabalhar com eles.

    ResponderExcluir
  5. 1-
    A fase do princípio prático: Numa perspectiva mais tradicional, onde era um planejamento; mais geral, sem nada específico, voltado para os objetivos e as tarefas, onde o objetivo era a execução da tarefa. Onde o mesmo poderia ser usado anualmente, e cada professor definiria as especificidades, sem ajudas dos alunos, e sem ser voltado para a realidade social em que viviam. Como um guia didático. Um professor que definia tudo dentro de sala, e o aluno apenas teria que acolher... realçava a repetição dos conteúdos, aprendizado através da memória.
    A fase instrumental, normativa: Neutra, porém o professor não participa do planejamento. Um especialista, faz o planejamento, mais detalhado e determinando tudo que deve ser dado em sala, e o professor executa e o aluno mais uma vez somente absorve. Objetivos instrucionais operacionalizados, conteúdos programáticos... Deseja alcançar o desenvolvimento.
    A fase do planejamento participativo: São as interações professor e aluno, onde através da consciência são levados a transformar a sociedade, unindo teoria e prática. Geradora de mudanças no processo pedagógico e político do ato de ensinar. Experiência, reflexão e diversidade. É caracterizado pela inserção de todos os membros da escola, a busca de resolução dos problemas comuns.

    2- Eu usaria um método mais participativo. Buscaria conhecer cada aluno, com dinâmicas onde todos também possam se conhecer e me conhecer. Compreendendo a necessidade de cada um, e através daí procurando atendê-los, através de um bom planejamento em todas as aulas, dentro da realidade cada um e a realidade do nível que cada um deve esta em questão cognitiva.

    ResponderExcluir
  6. 01) Fase do princípio prático: Tinha uma perspectiva tradicional, finalidade determinista e apresentava de modo geral duas categorias: os objetivos e as tarefas. A preocupação do planejamento era maior com as tarefas e quem escolhia essas tarefas era unicamente o professor e os alunos eram excluídos.

    Fase Instrumental, Normativa: A escola passou a acreditar que com a organização do processo pedagógico, e nele o planejamento do ensino, solucionaria todos os problemas do ensino-aprendizagem, integrando o aluno ao meio social e trazendo produtividade para a educação escolar.

    Fase do planejamento participativo: Se pretende superar os modelos tecnicistas, que isolam as práticas docentes de um contexto mais amplo, por realçar com maior intensidade a participação democrática dos sujeitos envolvidos no processo educacional e defesa das decisões coletivas e também instiga a intervenção pedagógica no contexto escolar na perspectiva de transformação, de questionamento das bases conservadoras do planejamento e na inversão das relações estabelecidas.

    02)Os métodos que eu iria utilizar na minha sala são: o tempo, pois cada momento da aula temos que ter o tempo determinado para cada conteúdo e cada atividade; os objetivos da aula, o que essa aula trará de benefícios para os meus alunos? Qual a finalidade dela? Como transmitir essa aula de uma forma dinâmica e interessante para que meus alunos possam também participar dela?; e por último conhecer melhor os meus alunos e a realidade deles para que os conteúdos sejam trabalhados de forma que cada um compreenda.

    GRAZIELA OLIVEIRA TORRES

    ResponderExcluir
  7. 1) -fase do princípio prático: era feito sem grandes preocupações formais.A preocupação maior do planejamento era com as tarefas, embora, não se pensasse ainda nos passos estratégicos da aula.Pode-se dizer que esse processo não era bem um planejamento e sim a elaboração de roteiro a ser rigorosamente desenvolvido.
    -fase instrumental: o centro do ensino-aprendizagem era o planejamento elaborado por um grupo de especialistas.E o aluno passa a ser receptor que executa tarefas prescrita no planejamento.
    -fase do planejamento participativo: planejar de forma participativa é apostar numa pratica intencionada combinado experiencias, reflexões,participando da diversidade para chegar a unidade, as diferenças.

    2)seria baseado no planejamento participativo, conhecer cada alunos suas dificuldades.qual o objetivo da aula, proposta pedagógica.e se preocupa com o tempo e se aula a aula planejada daria tempo de ser executada em uma aula ou se necessitaria de outras.

    Aluna: SABRINA VICENTE DA SILVA

    ResponderExcluir
  8. 1) Fase do princípio prático : Esta relacionado a perspectivar tradicional. Era feito sem grande preocupacoes formais, o objetivo estava contido nas tarefas. A preocupação maior do planejamento era com as tarefas, embora não pensasse ainda nas estratégias o importante era o conjunto de ações.
    Fase instrumental normativa: a orientação dessa prática era atravésde especialista na escola, valorizava as atividades que promoviam o parcelamento do trabalho pedagógico. Os professores era obrigados a ocupar o seu tempo livre preenchendo formulários com objetivos educacionais.
    Fase do planejamento participativo: Essa fase fala da interação entre o professor e o aluno, onde o aluno passa a ter voz e a apropriação do saber científico.
    2) Os métodos que eu últizaria seria: escolher os conteúdos a serem trabalhando junto com os educandos,onde os conteúdos eram entender a necessidade dos alunos, fazendo adptacoes no momento do planejamento recolhendo de fato as realidade, os conhecimentos e interessa dos alunos. Buscando uma boa seleção e organização de conteúdos: significação, ultilidade, sequência e adequação a realidade do aluno. Pois quando o professor vai elaborar o seu planejamento ele terá que conhecer seus alunos, entrando em sua realidade.

    Jaimara Sombra Souza de Freitas

    ResponderExcluir
  9. 1-As três fases do planejamento: a primeira é a do princípio prático, a segunda a fase instrumental, normativa e a terceira é a fase do participativo.
    A fase do princípio prático é aquela tradicional e determinista, não se tem uma preocupação com o método formal. O papel do professor era aquele onde ele que detinha todo o poder do planejamento, não se importando em ouvir a opinião dos mais interessados (os alunos), nesse caso, o planejamento estava mais para ser um roteiro.
    A fase instrumental, nessa fase a escola começa a valorizar as atividades que promovem o parcelamento do trabalho pedagógico (entre professores, coordenação, alunos). O planejamento, a partir dessa fase, era elaborado por toda a equipe que forma o âmbito escolar. Mas o professor se torna um executor de tarefas, passivo e ao mesmo tempo ativo e o aluno passa a ser um receptor responsivo, aquele que executa tarefas que estão datadas no planejamento.
    A terceira fase é a do planejamento participativo, nessa o planejamento já ganha um caráter mais importante, sendo tido como um gerador de grandes mudanças dentro do âmbito educacional. Ele deixa no passado a forma tecnicista de se ensinar e coloca a frente a democracia, e nos dar um aviso, que isso não poderá ficar só no papel e sim tem que ir para prática, onde alunos e professores vivem numa relação de igualdade, onde os dois podem aprender
    2- Os métodos que eu utilizaria em minha primeira aula seriam: A metodologia, saber qual era a melhor forma de passar o conteúdo para os alunos, o tempo, pois é de grande importância se ter a noção de quanto tempo iremos precisar para cada atividade passada. Objetivos Educacionais: onde eu irei ter a noção de quais são as minhas finalidades, o que eu quero construir com os conteúdos que eu estou ensinando.
    Adriana Nogueira de Oliveira

    ResponderExcluir
  10. O planejamento do princípio prático relaciona-se com o contexto tradicional, caracterizando-se com o seu fim claramente determinista. Eram feitos sem grandes preocupações formais, mostrando de uma maneira geral dois grupos de organização: a dos objetivos e a das tarefas.
    O planejamento normativo após fazer a identificação, seleção e priorização de problemas, bem como o debate sobre as causas, parte para desenhar o conjunto de ações ou operação necessárias e suficientes para atacar as causas fundamentais dos problemas (também chamadas de Nós Críticos). Esta é a hora de definir o conteúdo propositivo do plano.
    O planejamento participativo deve, pois, enquanto metodologia de trabalho, constituir a base para a construção e para a realização do Projeto Político-Pedagógico da escola. O planejamento participativo não possui um caráter meramente técnico e instrumental, à medida que parte de uma leitura de mundo crítica, que apreende e denuncia o caráter excludente e de injustiça presente em nossa realidade.

    ResponderExcluir
  11. no primeiro dia utilizaria um meio dinâmico que possibilite aprender com o ludico

    ResponderExcluir
  12. O planejamento é um processo que requer equilíbrio entre Sociedade - Homem -Educação. Tem que ser dinâmico, inicia-se com o entendimento da realidade, prevendo ações, levando-se em conta sempre o coletivo, a organização da sala de aula e a segurança da prática docente. É importante ressaltar que não um processo neutro.

    ResponderExcluir
  13. 1."A fase do princípio prático" de regulação das relações com a natureza e com os próprios homens; "a fase instrumental", normativa de construção de grandes quadros de referência com a finalidade de alcançar o desenvolvimento; e "a fase do planejamento participativo" onde consciência, intencionalidade e participação são os fundamentos mais marcantes.
    A fase do princípio prático sua preocupação era voltada nas tarefas, sendo que o professor era responsável por escolher e organizar sem levar em consideração a opinião dos alunos.
    A fase instrumental onde a escola começa a olhar com outros olhos e valorizar o conjunto de trabalho, condenação, professor e aluno onde eles elaboram o trabalho pedagógico, mas o professor que ainda toma a frente de tudo.
    Já na terceira fase o aluno é escutado e compreendido, o planejamento é considerado um elo de mudanças onde o aluno e o professor se constroem e se reconhecem como sujeitos.

    2. Métodos claros e objetivos que me fizesse alcançar o objetivo do planejamento elaborado dentro de sala de aula, antes de ser trabalhado devemos conhecer nossos alunos e sua realidade para que possamos está ciente e envolvidos com a realidade deles para que eles possam ter um melhor aprendizagem.

    ResponderExcluir
  14. 1)*A fase do princípio prático: está relacionado à perspectiva tradicional, era feito sem grandes preocupações formais, apresentando de modo geral duas categorias de organização: a dos objetivos e das tarefas, o planejamento era feito em fichas e folhas de caderno, e relatava a tarefa a ser realizada em sala de aula.
    *A fase instrumental: Os professores eram obrigados a ocupar parte significativa de seu escasso tempo livre para preencher formulários e mais formulários com objetivos educacionais gerais, objetivos instrucionais operacionalizados, conteúdos programáticos, estratégias de ensino, avaliação de acordo com os objetivos, etc.. O aluno deveria aprender exatamente aquilo que o professor planejara, reforçando a prática do ensino como mera transmissão, ou, no polo oposto, como instrução programada, módulos de ensino e o estudo por intermédio de fichas. Alguns professores ou técnicos se dedicavam exclusivamente a elaborar bons planos e, se sentiam realizados com isto.
    *A fase do planejamento participativo: Exige uma postura dialógica, e, sobretudo, de consciência crítica da realidade. E que a ação de planejar implica na necessidade de se priorizar a busca da unidade entre teoria e prática; partir da realidade concreta e estar voltado para atingir as finalidades da educação básica definidas no projeto coletivo da escola, no reconhecimento da dimensão social, política, histórica e humana do trabalho docente.
    Eu acredito que planejamento é a previsão de aula de atividades que tem que ser feito e é indispensável, mas que diariamente o professor e os alunos devem realizar mudanças, de acordo com suas necessidades e ideias. O professor tem necessidade de refletir sobre o sentido de cada aula, seus objetivos imediatos, rever seu conteúdo, conferir o material a ser utilizado. O planejamento deve ser sempre flexível.
    2) No meu primeiro dia em sala de aula como professora, num primeiro momento, colocaria as carteiras em círculos, pois permite uma visão global da turma, promovendo, assim, uma melhor interação entre todos. Feito isso, daria início a minha apresentação, como pessoa e como profissional, em seguida às apresentações de cada aluno, aproveitando tal momento para captar as expectativas de cada um, como preferências de leitura, musicais, previsão para o futuro, hobbies, sonhos cultivados, entre muitos outros. No segundo momento alguns pontos seriam efetivamente discutidos, como o sistema de avaliação, as regras adotadas para o bom andamento das aulas, direitos e deveres. E no terceiro momento faria uma dinâmica para que possamos interagir por completo.

    Darla Pontes Tavares.

    ResponderExcluir
  15. 'Planejamento uma ação reflexiva e coletiva' Há três formas distintas:
    1 Fase do princípio prático: Nesta fase o professor é vista como o dono do saber, esse ponto de vista acontece na educação tradicional onde os alunos não tem autonomia para participar.
    2 Fase do princípio instrumental: Nesta fase o principal foco é a produtividade do saber ou seja é feito para que o professor passar o máximo de saber e o aluno tem que absolver para assim obter um bom resultado nos seguintes exames: Como Enem, prova do ITA, IMe e etc..
    3 Fase do princípio participativo:Nesta última fase o planejamento é pensado para que haja participação entre professor e alunos, onde todos tem vez,em sala de aula acontece uma coesão e empatia, e bem star entre ambas as partes.
    No meu primeiro dia de aula, preparava uma supresa para meus alunos,como uma apresentação de teatro ou musica ou uma bela contação de história, após esse momento faria uma dinâmica para a presentão minha e dos alunos, após este momentos é a hora dos combinado de sala de aula, para finalizar dava uma lembrancinha que tem significado sobre a aula.

    ResponderExcluir