sábado, 10 de junho de 2017

Reflexão

 1)    De acordo com o texto "Educando o olhar da observação", de Madalena Freyre Weffort. Não fomos educados para escutar e possuímos um olhar esteriotipado das coisas. Como professor do ensino infantil, quais estratégias você utilizaria para desenvolver um aprendizado eficaz diante da ação do olhar?

 2)    No texto "Docência e Profissão", de Maria Socorro Lucena Lima. A autora destaca alguns pontos importantes sobre a formação continuada, dando ênfase aos problemas enfrentados no ambiente de trabalho. Imagine que você é um(a) professor(a) de uma escola pública (considere a pesquisa citada no texto e as dificuldades encontradas em escolas públicas) e a escola não oferece uma qualidade no ensino. O que você faria para que isso não refletisse no desempenho dos alunos na sala de aula?

12 comentários:

  1. 1- Primeiro faria um planejamento com os pontos a serem observados tantos em relação ao meu comportamento como a dos meus educandos, depois observaria a classe sem o olhar estereotipado e sim tentando entender as especificidades de cada um dos meus educandos, e no final faria uma reflexão de tudo o que vi, fiz e o que tenho que melhorar.

    2- A educação ela é compreendida como uma reprodutora do capitalismo, pois formamos pessoas para o mundo do trabalho, mas nas escolas públicas o exercício do ensino é muito precarizado, tanto para os professores que tem várias dificuldades de ensinar, tanto para os alunos que muitas das vezes são tratados como depósitos. Com essa situação, no caso de eu ser uma professora da escola pública, tentaria ao máximo compreender os meus alunos, e fazer com que a aprendizagem fosse satisfatória, onde todos aprendessem no mesmo nível, não exaltaria uns em detrimentos de outros com maiores dificuldades.
    Bruna Pinho da Silva

    ResponderExcluir
  2. 1. Como professora do ensino infantil observaria e procuraria me inteirar sobre o trabalho pregresso com os meus educandos, percebendo de onde poderia desenvolver o planejamento atual, procuraria também sondar conhecimentos prévios, tornando a sala de aula um local acolhedor e motivante, sendo boa escuta e desenvolvendo uma "ação altamente movimentada, reflexiva e estudiosa" ( WEFFORT, 1970).
    2. No texto Docência e Profissão, de Maria Socorro Lucena Lima, há uma reflexão sobre trabalho docente, gestão, dedicação ao planejamento, elaboração de projetos, discussão coletiva do currículo e avaliação. Existe uma enorme dificuldade nos recursos financeiros e qualidade de ensino nas escolas públicas, que poderiam ser solucionados a partir desta reflexão que propõe conhecer possibilidades e desafios, além de uma formação continuada. Para atuar na práxis pedagógica sem que fatores como os financeiros e a qualidade de ensino refletissem no desempenho dos alunos na sala de aula, buscaria organizar minha prática, com planejamento e avaliações reflexionadas para buscar construir conhecimentos junto aos meus educandos.

    ResponderExcluir
  3. Samara da Silva Bezerra
    4° semestre- manhã

    1) Primeiramente eu buscaria conhecer os meus alunos, o seu individual, o seu mundo e através disso eu planejaria minhas aulas onde todos pudessem fazer parte, se sentindo acolhidos, pertencentes aquele grupo.

    2) Sabemos que grande parte das instituições públicas não contém um preparo para realização de uma boa educação e em cima disso, muitos professores acabam se fechando e freando seu momento escolar nesses detalhes. Entretanto, vemos que existem diferentes formas de se ter uma aula agradavel aos alunos com artifícios fáceis. Eu buscaria como educadora sempre proporcionar o aprendizado na simplicidade que se pode criar na sala, dialogando com os alunos, abrindo espaço para suas opiniões e ultrapassando estas barreiras na escola.

    ResponderExcluir
  4. Sabrina Vicente da Silva
    4°semestre- manhã

    1) Eu conheceria primeiramente os meus alunos, pra através do conhecimento inicial de cada um, trabalhar com minhas aulas, trazendo dinâmicas onde todos se envolvecem.

    2) Eu traria algumas ferramentas para elaboração de minhas aulas, com dinamicas, atividades expositivas, diversos meios como tecnologias e etc, para não depender tanto da escola e deixar a escasses da rumo na minha sala.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. 1- Como professora da educação infantil, procuraria antes de tudo conhecer cada aluno, seus anseios e suas caractericas, e a partir daí iniciaria meus objetivos de ensiná-Los, usando da interação e ludicidade.

      2- Procuraria novas formas de passar os conteúdos, usando de materiais recicláveis, para fazer jogos que facilitam no aprendizado. Envolveria toda a turma na produção desses jogos, e incentivaria a pesquisa através de jornais e revistas, ou até mesmo questinando pessoas na rua, para terminados assuntos dentro de sala.

      Por: Monique de Matos Amorim Rodrigues

      Excluir
  5. 1) Estando eu atuando na Educação Infantil, procuraria conhecer meus alunos bem e perceber as dificuldades de cada um, para que assim tivesse um vasto conhecimento para elaboração do meu plano. No planeamento os objetivos a serem alcançados estariam de acordo com os avanços de cada um em grupo e individual, tendo em vista a capacidade das crianças e levando em consideração cada novo descobrimento delas. A partir disso levar aulas lúdicas e diversificadas onde os assuntos estejam envolvidos no seu cotidiano.
    2) Procuraria quanto professora e tendo ali em minhas mãos o futuro educacional de muitas crianças conhecer a realidade da escola e entender o que levou a escola a estar enfrentando esse problema. Só a partir de um conhecimento prévio é que saberia como atuar nos problemas e buscar não torna-los inexististes, mas melhorá-los e aos poucos obter o sucesso. Na sala trabalharia com projetos que levassem meus alunos a se engajarem e assim obter sucesso no seu desenvolvimento da aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. 1) Primeiramente eu iria buscar conhece-Los, entrando na sua realidade e observando suas necessidades, através disto planejaria minhas aulas de acordo com o que o aluno necessita.

    2) O ensino nas instituições está passando por dificuldades finaceiras, fazendo com que o aluno e o professor enfrentem vários conflitos, não havendo uma educação boa de qualidade. A partir disso buscaria novas formas onde nas minhas aulas eu iria atender a necessidade do aluno, trazendo ideias inovadoras tendo uma aprendizagem difereciada.

    Jaimara Sombra Souza de Freitas
    4 Semestre

    ResponderExcluir
  7. 1.Primeiro faria um planejamento focando os pontos principais à ser observado, tanto em relação ao meu comportamento quanto aos dos meus alunos. Procurando sempre interagir de uma forma fácil e clara, onde há uma boa compreensão para a melhor aprendizagem.
    2.sabemos que há uma enorme dificuldade nas escolas públicas, por parte dos recursos, que são maus distribuídos e utilizados, da precariedade das escolas e da mão de obra ou seja dos profissionais. Sendo um desafio grande a educação, onde só através dela pode se achar a solução, a organização, a mudança necessária para modificar essa situação.
    Cosma Amaral Teixeira
    4°semestre

    ResponderExcluir
  8. 1. Em primeiro lugar, como professora do ensino infantil, eu buscaria olhar meus alunos de modo individual, tentando encontrar suas peculiaridades de uma forma que essas singularidades pudesse ajudar nas atividades em grupos. Dessa forma, ao meu ver, as aulas poderiam ser melhor aproveitadas e todos se sentiriam acolhidos.

    2. Muitas instituições públicas, por serem mantidas pelo governo, não tem uma estrutura adequada como deveria ser. As dificuldades são muitas, mas os professores não podem desistir por. É necessário buscar soluções que se adequem ao que esteja dentro do possível tanto para o professor, como para os alunos. Eu, como professora, buscaria dialogar com os alunos para em conjunto buscarmos maneiras de melhorar as aulas e como poderíamos ajudar o colégio como um todo em projetos extracurriculares, onde toda comunidades escolar pudesse fazer parte.
    Andreza de Araújo Barbosa 4º semestre - manhã

    ResponderExcluir
  9. 1- Como professora do ensino infantil procuraria conhecer os alunos, pois cada tem uma "situação" de vida diferente procuraria ajudar. Faria um planejamento das aulas para melhor poder melhor atender e participar.

    2- Como podemos ver a maioria das escolas públicas estão em situações precárias, o governo não dá assistência adequada que deveriam ter, assim causando dificuldades. Alguns professores diante dessas situações ficam desmotivados. Eu sendo professora de escola pública, tentaria utilizar o pouco material que fosse disponível para fazer uma aula interativa e adequada aos conteúdos a serem dados.

    Emely Andara Alves Teófilo

    ResponderExcluir
  10. 1 buscaria conhecer os alunos e ajudar nas suas dificuldades de aprendizagem
    2 embora tenha pouco investimento buscaria usar dinâmicas e meios de aprendizagem
    Sunamita oliveira

    ResponderExcluir
  11. 1 buscaria conhecer os alunos e ajudar nas suas dificuldades de aprendizagem
    2 embora tenha pouco investimento buscaria usar dinâmicas e meios de aprendizagem
    Sunamita oliveira

    ResponderExcluir