terça-feira, 2 de maio de 2017

Análise do dia 24.04.17

POR: Cosma Amaral Teixeira, Diego Agapito de Sousa e Stefane Paula de Amorim


Iniciamos a aula com a leitura dos comentários mais relevantes sobre a reflexão postada no blog sobre os textos, depois a equipe responsável fez a analise da aula anterior, finalizando essa primeira parte a professora reforçou o assunto abordado pelo texto explicou o que é planejamento e sua importância.
Na segunda parte da aula a professora dividiu a turma em grupos de trabalho para a oficina sobre o texto: Planejamento como uma ação refletiva e coletiva.
Cada grupo ficou responsável pelo uma parte: o planejamento e suas concepções, fases históricas e características gerais.
Onde o planejamento é um processo que requer equilíbrio entre a sociedade, homem educação, tem que ser harmônico, inicia-se com o entendimento da realidade, conta sempre com o coletivo, onde resulta que a organização da sala de aula não é neutra sim um ato político.
Onde temos três tipos de planejamentos: o Participativo, o Prático e o Instrumental.
O planejamento participativo: Na década de 80, onde houve denúncias e anúncios no ensino, um planejamento em mudanças, onde o aprender se dava na ação libertadora, na análise, na reflexão do ensino, no coletivo da escola, na compreensão, critica intervencionista no ensino.
O professor, mediador da prática, planejamento sem solução prévia, processo construtivo e experiências em grupo.
Planejamento Prático: também inicio da década de 80, planejamento é circunstancial, objetivos difusos, tarefas de concepção tradicionais e escolanovista, onde a hierarquias eram superiores, senhores das determinações e exclusão da realidade dos alunos.
Planejamento Instrumental: da década de 50 à 70 industrialização, mundo dicotômico, planejamento e organização eficiente, com ênfase na produtividade, onde os professores e os especialistas são os detentores de saberes, a educação se torna um fator de desenvolvimento neutro.
Aprendemos também sobre o plano de ensino, e sua divisão, os conteúdos de ensino que é um conjunto de habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudes de atuação social, organizados com vista a apreensão e aplicação na prática cotidiana e por fim os métodos de ensino que é o elemento unificador e sistematizado de ensinar, aprender e avaliar que determina a interação a ser estabelecida entre educador e educando, o conteúdo e contexto escolar e a técnica que é ferramenta de trabalho que possibilita que o novo conhecimento seja aprendido pelo aluno, aplicando ou modificando o sistema inicial.

Sobre as características do planejamento que ele tem que ser claro, objetivo, coerente, criativo, flexível. E por fim os recursos de ensino que facilitam a apreensão e a apropriação do ensino aprender, avaliar. 

Um comentário:

  1. Realmente para mim, a aula deste dia foi bastante proveitosa, pois a dinâmica da aula em sairmos para avaliar cada grupo, fez, pessoalmente, com que o conteúdo fixasse de uma melhor forma. Além de que as apresentações para toda a sala fez com que houve uma socialização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e pelos grupos.
    Concluo minhas considerações reafirmando sobre o Planejamento, que é totalmente importante para a escola, professor e para os próprios alunos, pois ele funciona como organizador e disciplinador das ações humanas, é claro que o professor deve ser flexível em determinados momentos, mas considero e concordo que não tem como obter bons resultados em aulas improvisadas, é necessário sim planejar e como dito em sala, PESQUISAR, que também acho fundamental no planejamento.

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