domingo, 14 de maio de 2017

Análise do dia 08.05.17

POR: Aládia Quintella, Alana Rodrigues e Elaize Kriscia

Iniciamos a aula com a equipe responsável fazendo a análise da aula anterior e levantando os pontos mais relevantes.
Num segundo momento, a professora fez a retomada dos estudos sobre planejamento. Reforçando o Planejamento como antecipação da ação humana, a perspectiva participativa do planejamento escolar, os elementos dos planejamentos escolar e os momentos do planejamento.
Num terceiro momento, nos dividimos em grupos, para analisarmos os textos “As estratégias de ensino na ação didática” e “Avaliação formativa ou avaliação mediadora?”. Onde cada grupo foi sorteado a ficar com um dos textos, levantar duas problemáticas sobre o mesmo e debate-las.
Em seguida dois integrantes do grupo iam para outro grupo, que tivesse ficado com o texto diferente do seu, mesclando assim, integrantes de grupos com textos diferentes. Possibilitando a explanação das problemáticas discutidas nos dois grupos.
Foi um momento enriquecedor, conseguimos debater sobre os dois textos, de maneira dinâmica e que despertou interesse em todos.
Vale salientar sobre o texto de Estratégias que:
As estratégias de ensino são os componentes operacionais do método. Deste modo sua escolha deve considerar, além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, as características dos alunos, os recursos materiais e o tempo disponível para estudo.
Quanto ao texto sobre Avaliação, salientamos que todo processo avaliativo tem por intenção:
1 – Observar o aprendiz
2 – Analisar e compreender suas estratégias de aprendizagem; e
3 – Tomar decisões pedagógicas favoráveis a continuidade do processo.
Observar, analisar e promover melhores oportunidades de aprendizagem.
Em seguida fizemos, junto com a professora e apoio do power point, uma socialização sobre metodologia.
Onde vimos sobre Metodologia Formal, que nos diz que “Ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição , com a máxima habilidade de que se dispõe”.
E o professor é a fonte do saber , o portador e a garantia da verdade.
Falamos também sobre a metodologia dialética, que nos diz que “Ensinar, aprender e apreender – atos que não podem ser considerados como ações disjuntas”.
Ensinar- marcar com um sinal, que deve ser de vida, despertar para o conhecimento.
Intenção: apropriação do conteúdo pelo aluno.
Resultado: efetivação plena da intenção.
Dando continuidade a aula, nos dividimos em equipes, para organizarmos as miniaulas e recebermos algumas orientações sobre as mesmas.
E por último, a equipe responsável, juntamente com a turma, fez a avaliação da aula.

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