Iniciamos a aula com a
equipe responsável fazendo a análise da aula anterior e levantando os pontos
mais relevantes.
Num segundo momento, a
professora fez a retomada dos estudos sobre planejamento. Reforçando o
Planejamento como antecipação da ação humana, a perspectiva participativa do
planejamento escolar, os elementos dos planejamentos escolar e os momentos do
planejamento.
Num terceiro momento, nos
dividimos em grupos, para analisarmos os textos “As estratégias de ensino na ação
didática” e “Avaliação formativa ou avaliação mediadora?”. Onde cada grupo foi
sorteado a ficar com um dos textos, levantar duas problemáticas sobre o mesmo e
debate-las.
Em seguida dois integrantes
do grupo iam para outro grupo, que tivesse ficado com o texto diferente do seu,
mesclando assim, integrantes de grupos com textos diferentes. Possibilitando a
explanação das problemáticas discutidas nos dois grupos.
Foi um momento enriquecedor,
conseguimos debater sobre os dois textos, de maneira dinâmica e que despertou
interesse em todos.
Vale salientar sobre o texto
de Estratégias que:
As estratégias de ensino são
os componentes operacionais do método. Deste modo sua escolha deve considerar,
além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, as
características dos alunos, os recursos materiais e o tempo disponível para
estudo.
Quanto ao texto sobre
Avaliação, salientamos que todo processo avaliativo tem por intenção:
1 – Observar o aprendiz
2 – Analisar e compreender
suas estratégias de aprendizagem; e
3 – Tomar decisões
pedagógicas favoráveis a continuidade do processo.
Observar, analisar e
promover melhores oportunidades de aprendizagem.
Em seguida fizemos, junto
com a professora e apoio do power point, uma socialização sobre metodologia.
Onde vimos sobre Metodologia
Formal, que nos diz que “Ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa
exposição , com a máxima habilidade de que se dispõe”.
E o professor é a fonte do
saber , o portador e a garantia da verdade.
Falamos também sobre a
metodologia dialética, que nos diz que “Ensinar, aprender e apreender – atos
que não podem ser considerados como ações disjuntas”.
Ensinar- marcar com um
sinal, que deve ser de vida, despertar para o conhecimento.
Intenção: apropriação do
conteúdo pelo aluno.
Resultado: efetivação plena
da intenção.
Dando continuidade a aula,
nos dividimos em equipes, para organizarmos as miniaulas e recebermos algumas
orientações sobre as mesmas.
E por último, a equipe
responsável, juntamente com a turma, fez a avaliação da aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário