segunda-feira, 8 de maio de 2017

Síntese/Aula

Lógica: conjunto de regras universais que o pensamento deveria seguir em todas as circunstâncias, para evitar o erro e pesquisar a verdade.


Lógica formal - lógica decorrente da visão de conhecimento predominante.


Princípios da lógica formal:


  • Princípio da identidade - o ser é idêntico a si, nada muda.
  • Princípio da não contradição - o ser não pode ser, ao mesmo tempo, ele mesmo e seu contrário (outro ser).
  • Princípio do terceiro excluído - não há lugar para terceira possibilidade, para o novo.


A lógica formal exclui as contradições, é a lógica da superficialidade da realidade, da imobilidade das coisas, da intemporalidade dos fenômenos.


A lógica formal, sem ser falsa em sentido absoluto, é uma atitude que apreende parcialmente a realidade efetiva dos processos objetivos (...) não aceitando a totalidade dos elementos cognoscitivos.


Ainda estamos utilizando as regras da lógica formal. No entanto, a proposta é que se continue a caminhada em direção à reprodução no pensamento e pelo pensamento dos conteúdos trabalhados de modo a comporem estruturas teóricas explicativas da realidade.


A crise da lógica formal se deu devido:


  • Progresso da filosofia;
  • Desenvolvimento da ciência.


Os elementos da lógica formal devem ser superados pelas contribuições da lógica dialética, por incorporação e não por rejeição.


Lógica dialética - considera que a realidade não pode ser diretamente apreendida pelo sujeito, sendo imprescindível que ela seja apreendida pelo pensamento e no pensamento, pela reflexão como condição básica.


Princípios da lógica dialética:


  • - Princípio da totalidade ou da ação recíproca - tudo se relaciona;
  • - Princípio do movimento - tudo se transforma;
  • - Princípio da mudança qualitativa - tudo está num constante devir em direção a um novo ser.


Dialética é um método de análise em que o objeto de estudo é contextualizado historicamente, apreendido em seu processo de transformação e em suas relações com a totalidade da vida social. É o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente contradição.


Na dialética, o pensamento passa necessariamente por uma formação ou tese inicial, a construção de sua contradição, ou antítese dele, para se chegar a uma síntese.


Existe uma visão inicial e sincrética trazida pelo aluno e de uma possibilidade de análise intencional e sistemática, visando à construção de sínteses, sempre provisórias, em ação conjunta de alunos e professores.

A reflexão mediatiza a apreensão da realidade no momento de chegada ao símbolo, etapa final do ensino baseado na lógica formal, ponto intermediário do processo de apreensão pela lógica dialética, realizando, a partir daí o “caminho de volta”, do símbolo ao ser confrontado com a realidade para a teoria existente.

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