Lógica: conjunto de regras universais que o pensamento deveria seguir em todas as circunstâncias, para evitar o erro e pesquisar a verdade.
Lógica formal - lógica decorrente da visão de conhecimento predominante.
Princípios da lógica formal:
- Princípio da identidade - o ser é idêntico a si, nada muda.
- Princípio da não contradição - o ser não pode ser, ao mesmo tempo, ele mesmo e seu contrário (outro ser).
- Princípio do terceiro excluído - não há lugar para terceira possibilidade, para o novo.
A lógica formal exclui as contradições, é a lógica da superficialidade da realidade, da imobilidade das coisas, da intemporalidade dos fenômenos.
A lógica formal, sem ser falsa em sentido absoluto, é uma atitude que apreende parcialmente a realidade efetiva dos processos objetivos (...) não aceitando a totalidade dos elementos cognoscitivos.
Ainda estamos utilizando as regras da lógica formal. No entanto, a proposta é que se continue a caminhada em direção à reprodução no pensamento e pelo pensamento dos conteúdos trabalhados de modo a comporem estruturas teóricas explicativas da realidade.
A crise da lógica formal se deu devido:
- Progresso da filosofia;
- Desenvolvimento da ciência.
Os elementos da lógica formal devem ser superados pelas contribuições da lógica dialética, por incorporação e não por rejeição.
Lógica dialética - considera que a realidade não pode ser diretamente apreendida pelo sujeito, sendo imprescindível que ela seja apreendida pelo pensamento e no pensamento, pela reflexão como condição básica.
Princípios da lógica dialética:
- - Princípio da totalidade ou da ação recíproca - tudo se relaciona;
- - Princípio do movimento - tudo se transforma;
- - Princípio da mudança qualitativa - tudo está num constante devir em direção a um novo ser.
Dialética é um método de análise em que o objeto de estudo é contextualizado historicamente, apreendido em seu processo de transformação e em suas relações com a totalidade da vida social. É o modo de compreendermos a realidade como essencialmente contraditória e em permanente contradição.
Na dialética, o pensamento passa necessariamente por uma formação ou tese inicial, a construção de sua contradição, ou antítese dele, para se chegar a uma síntese.
Existe uma visão inicial e sincrética trazida pelo aluno e de uma possibilidade de análise intencional e sistemática, visando à construção de sínteses, sempre provisórias, em ação conjunta de alunos e professores.
A reflexão mediatiza a apreensão da realidade no momento de chegada ao símbolo, etapa final do ensino baseado na lógica formal, ponto intermediário do processo de apreensão pela lógica dialética, realizando, a partir daí o “caminho de volta”, do símbolo ao ser confrontado com a realidade para a teoria existente.
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