Por: Claudejane da Silva, Laryssa de
Paiva, Mônica Noronha e SunamitaOliveira.
èIniciamos a aula com a exposição do
tema: “Planejamento (mini-aulas)”.
èAcolhida: Apresentação / discussão do
relato da aula anterior. O relato é importante, pois proporciona uma reflexão
sobre os momentos da aula anterior, com socialização dos conhecimentos.
èA professora pediu para fazer a junção
das equipes e realizou o sorteio dos seguintes temas: “Mini-aulas” e as
“Avaliações”. Foram formadas cinco equipes para mini-aulas e cinco equipes para
avaliação.
èFoi estabelecido que as Equipes de
Mini-aulas ficariam responsáveis por elaborar um plano de ensino e uma
mini-aula. E as Equipes de Avaliação ficariam responsáveis por elaborar um
plano de ensino e uma avaliação das equipes que irão se apresentar.
èA professora procedeu com uma
avaliação contínua, formativa, somativa e diagnóstica (LUCKEZI, 2011) ao
proporcionar essa metodologia de ensinagem (ANASTASIOU, 1998).
èO planejamento é fundamental para o
sucesso das aulas. O plano de aula é uma ferramenta diária, super importante
que norteia todas as atividades, evitando que elas sejam monótonas,
desestimulantes e desorganizadas.
èPontos que podem colaborar para um bom
planejamento de aula:
- Clareza
-Atualização do plano periodicamente
-Noção do conhecimento que os alunos
possuem.
- Utilização de diversas metodologias.
-Flexibilidade
-Elaboração de aulas de acordo com a
realidade sócio cultural dos estudantes. (Brasil Escola).
Nenhum comentário:
Postar um comentário