1. De
acordo com a leitura do texto “As estratégias de Ensino na ação Didática”, a
temática é de grande relevância para a formação de professores, pois, “a
docência não se restringe ao domínio do conteúdo, incidindo também sobre o
“para que” e “como fazer” " (FARIAS, 2014, p.137). Com base no texto, responda
às questões abaixo.
a) As
formas, ações, atividades advindas do planejamento e organização do processo de
ensino e aprendizagem não decorrem de um ato neutro, mas sim, é baseado pela
opção de um método, podendo ser: o método
dialético, o método formal e o método científico. Descreva seu entendimento
sobre os três métodos.
b) Em
relação às estratégias de ensino mencionadas no texto, discorra de uma forma
geral sobre o que elas devem considerar e em seguida mencione quais seriam
estas estratégias.
2. Segundo
o texto de Jussara Hoffmann “Avaliação formativa ou avaliação mediadora? “,
todo o processo avaliativo tem por intenção observar o aprendiz, analisar e
compreender suas estratégias de aprendizagem; e tomada decisões pedagógicas
favoráveis à continuidade do processo. No entanto, não se pode dizer que se avaliou
porque se observou algo no aluno ou corrigiu sua tarefa ou testes para notas.
a) Com base nas premissas acima e a leitura do
texto, reflita acerca do que você compreendeu sobre avaliação
formativa/mediadora e comente sobre os três princípios essenciais da prática
avaliativa.
No método dialético as estratégias deverão possibilitar o exercício de operações mentais ligadas às capacidades de problematizar, analisar, fundamentar posições e de intervir de forma crítica e criativa sobre a realidade. Com operações para despertar, exercitar e contruir ( ANASTASIOU, 2004 ).
ResponderExcluirNo método formal, proposto por Herbart, emblemático da pedagogia tradicional, as estratégias concorrem para a memorização, a assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos.
No método científico, característico da pedagogia renovada progressivista, as ações didáticas destacam a a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação das descobertas.
As estratégias de ensino no texto devem considerar: intencionalidades ( escolhas ), organização prévia com seleção de recursos didáticos, participação dos alunos, clareza, mediação por parte do professor, tempo e reflexão sobre a prática.
Estas estratégias seríam a Exposição oral, Exposição dialogada,
do Estudo de texto ao Estudo dirigido, Debate, Seminários e Pesquisa. Havendo também estratégias interativas como as teleconferências, os chats ou bate papos, as listas de discussão e o correio eletrônico via internet.
Compreendi que a avaliação formativa/mediadora é um processo intencional de observar o aprendiz, analisar, compreender suas estratégias de aprendizagem e tomar decisões pedagógicas favoráveis à continuidade deste processo, numa sistematização dinâmica que permite, pela observação, refletir para poder atuar em tempos não lineares.
Há a intenção de ajudar o aluno com atividades diferentes, mediando a compreensão, relações e trabalho pedagógico com a flexibilização num múltiplo diálogo.
De acordo com Hoffmann é essencial a postura mediadora do professor, que pode fazer toda a diferença em avaliação formativa.
Os três princípios essenciais da prática avaliativa são:
1) O princípio dialógico/interpretativo da avaliação - onde a intenção é de convergência de significados, de diálogo, de mútua confiança para a construção conjunta de conhecimentos ( aprendizagem ).
2) O princípio da reflexão prospectiva - avaliando como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos. Refletindo em quem o aluno é, como sente e vive as situações, o que pensa, como aprende, com quem aprende? Uma leitura que intenciona, sobretudo, planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada aluno e aos grupos.
3) O princípio da reflexão - na - ação: que pretende avaliar num processo mediador, se constrói na prática. Ajusta constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com eles, com outros professores, consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.
Texto 1.
ResponderExcluirAs estratégias de ensino tem como finalidade concretizar os fins educativos, proporcionando uma maior interação entre professores, alunos e o conhecimento. Os componentes operacionais do método são as estratégias de ensino.
Método dialético: nesse método as estratégias devem propiciar exercícios de operações mentais que desenvolvendo a capacidade de problematizar, analisar, fundamentar posições e de intervir de forma crítica e criativa sobre a realidade.
Método formal: as estratégias concorrem para a memorização, assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos. Esse método foi proposto por Herbart um emblemático da pedagogia tradicional.
Método científico: as ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação das descobertas. Esse método é característico da pedagogia renovada progressista.
Texto 2.
Nesse texto pude compreender que não devemos fazer uma avaliação de testes, provas e exercícios ou com boletins e relatórios, devemos fazer uma avaliação fundamentada em valores morais, quebrar essa barreira educador/avaliador e educando/avaliando.
Através da ação mediadora, da tomada de decisão ele está quebrando essa barreira o professor está proporcionando uma nova interação onde ele está influenciando a aprendizagem individual de cada aluno, assim cada aluno irá estabelecer maiores ou menores vínculos intelectuais e afetivos com cada professor, resultando em atitudes e respostas diversas.
Na avaliação formativa/ mediadora a uma intenção de conhecer e compreender cada alunos em suas diferenças e estratégias próprias de aprendizagem para planejar suas ações de forma que se adeque a cada um e ao o grupo como um todo. Com o objetivo de promover melhores condições de aprendizagem, isso implica numa mudança das práticas avaliativas e das relações com os alunos, onde o professor passar a apoiar tanto intelectualmente como afetivamente seus alunos, possibilitando os mesmo a superar dificuldades.
O principio dialógico/ interpretativo da avaliação: possui a intenção de uma troca de diálogo de Muriaé confiança para uma conjunta construção de conhecimentos. A avaliação como uma troca de mensagens entre educadores e educandos.
O principio da reflexão prospectiva:
Avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem do aluno. Tento um olhar de entender quem é suas dificuldades.
O principio de reflexão-na-ação:
Avaliar como um processo mediador, ajustando constantemente sua intenção pedagógica a partir do diálogo com os alunos.
Letycia Aguiar
Pedagogia 4- semestre.
Texto 1
ResponderExcluirNo método dialetico o docente devera propor acoes que possam a vim desafiar ou possibilar o desenvolvimento mental, para isso as operações de pensamento tem que ser despertadas, exercitadas e construídas . Nisto o professor terá um papel de estrategista, onde irá selecionar, organizar e propor ferramentas para os estudantes se apropriem do conhecimento. Deste modo as estratégias, os procedimentos, as ações e as atividades de ensino e aprendizagem deveram possibilitar o exercício de operações mentais ligadas a acapacidade de analisar, fundamentar, intervir e criatividade sobre a realidade.
No método formal as estratégias elas ocorrem como a memorização, assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos. Já no método científico destaca-se como a resolução de problemas, a construção de hipóteses, a experiência e a descoberta.
As estratégias de ensino deverá considerar a adequação ao conteúdo programático, as características dos alunos e aos recursos de materiais e ao tempo disponível para o estudo. As estratégias seriam : exposição oral, estudos de textos, estudo dirigido, debate, seminários e pesquisa.
Texto 2
Neste texto tive uma compreensão sobre como deve ser uma avaliação que não seria através de fichas, boletim, relatórios e registro, mas nos valores morais e concepções do sujeito. Dando o significado a avalição incluindo dois elementos no processo de avaliação o educador/avaliador e educando/avaliando, possibilitando uma forma diferente de trabalhar com cada aluno por meio da ação o mediador estará influênciando na aprendizagem individual, criando um vínculo entre aluno e professor resultando em ações e resposta por parte deles. Outro fator importante seria a interação do sujeito com os objetos, pois através da interação o aluno irá descobrir o mundo da sua maneira, proporcionando uma aprendizagem rica, e trazendo ações mediadores que façam sentido. Fazendo com que os saberes diferentes dos alunos possam cooperar, para que venham a favorecer a melhoria da aprendizagem.
Princípio dialogico/interpretativo da avaliação: É um processo de enviar mensagens entre aluno e professor tendo um espaço de produção de sentidos para esses sujeitos. Tendo com intenção a convergências de significados, do diálogo, a confiança para uma construção de conhecimentos.
Princípio da reflexão prospectiva: baseado numa avaliação num processo das manifestações da aprendizagem do alunos, buscando ir além das perspectivas.
Princípio da reflexão-na-ação: usa-se o processo de avaliar o mediador construído na prática, sendo que o professor aprende a aprender sobre o aluno de forma dinâmica, trazendo a reflexão sobre o processo em andamento.
Jaimara Sombra Souza de Freitas
Texto 1
ResponderExcluira) Método dialético
Fundamentado no dialogo entre professor e aluno, o educador é o mediador de conhecimento e desenvolve estratégias que possibilite o educando usar a mente.
Método formal
Memorização, assimilação e reprodução de modelos
Método cientifico
Formulação de problemas, e resultado construído em cima de varias respostas (hipóteses) e coleta de dado.
Elas devem considerar alem da finalidade educativa, adequação ao conteúdo programático, características do aluno que ira aprender, recursos e materiais utilizados, e ao tempo disponível para o estudo.
As estratégias de ensino identificadas por Veiga, Masetto e Anastasiou são: debate, estudo de caso, pesquisa, projetos, dramatizações, seminários, estudo de textos, júri simulado, simpósio, painel, fórum, oficinas, estudo do meio, trabalho em grupo, portfólio, mapa conceitual, discussão, dinâmica de grupo, estudo dirigido e exposição oral, Os mais utilizados são: exposição oral, estudo de textos, debate, estudo de caso, seminario e pesquisa.
Texto 2
Avaliar não é somente expor provas e testes para saber se o aluno aprendeu tal matéria, a avaliação esta fundamentada em valores morais, concepção de educação, de sociedade, de sujeito. O professor precisa conhecer seu aluno, saber de sua historia, da sua capacidade para que possa ajudar o aluno a evoluir.
Principio dialógico/interpretativo da avaliação: a intenção é o do dialogo diretor entre aluno e professor para a construção conjunta de conhecimento.
Principio da reflexão prospectiva: leituras positivas das manifestações de aprendizagem do aluno. Saber quem é o aluno, sua vivencia para poder refletir sobre como proceder.
Principio da reflexão na ação: o professor aprende a aprender sobre os alunos na dinâmica própria da aprendizagem.
Aluna Stefane Paula de Amorim
1) A - Ao ler o texto, pode-se entender que o método dialético está relacionado no criar situações de debates, para assim analisar, fundamentar e discutir as problemáticas da realidade. Onde a criticidade e a criatividade encontra-se presente. No método formal, podemos caracteriza-lo como sendo tradicional e/ou mecânico, relacionado a memorização, conteúdos descontextualizados e uma mera reprodução de modelos. Assim dizendo, esse método pode ser até considerado como o mais encontrado em algumas escola. Por último o método cientifico, que está ligado a pesquisa, estudo e coletas de dados, busca de resolução das problemáticas existentes na pesquisa e descobertas inovadoras. Nesse método os envolvidos buscam renovar e inovar os estudos em cima de um dado tema e/ou problema.
ResponderExcluirB – As estratégias apresentadas nos possibilitou não só conhece-las, como também percebê-las nas instituições. Cada uma segue uma lógica para que aconteça de fato. Tem-se assim a exposição oral, mais comum que consiste muitas vezes na mera transmissão de informações e conteúdo, que faz do professor um sujeito autoritário e detentor de todo saber. Muitas vezes sem proporcionar um feedback, tornando-se uma estratégia que muitas vezes leva ao fracasso. Os estudos de textos dirigidos por sua vez consiste em uma estudo bem como uma socialização de um texto, no qual se discute os objetivos, os recursos ligados a ele, exposição de opinião e análise aprofundada. Com essa estratégia deve-se provocar, aprofundar, buscar, desenvolver e capacitar os alunos e o conteúdo que dele faz parte. O debate seria o conhecer em uma exposição de ideias diferentes ponto de vista, essa estratégia é caracterizada por sendo um ação dialogada, onde um ouve e respeita a opinião do outro. O seminário é uma discursão levantada em cima de algum tema ou problema, no qual serão discutidos, ou seja, um estudo aprofundado e posto em discussão. Para que ele aconteça o diálogo e a participação devem estar presentes entre alunos e professor. Por último a pesquisa ligado a uma busca mais aprofundada de conhecimento sobre algo, que propiciam vivencias onde se colhe dados, registram-se informações e analisa-se dados.
2) A – Há os instrumentos (testes, provas, exames) e os registros (boletins, fichas, relatórios) de avaliação, bem como o processo de avaliação. Esse consiste em observar o aprendiz, analisar e compreender as estratégias de aprendizagem e tomar decisões para a continuidade do processo. O avaliador deve conhecer as especificidade de cada aluno, notando assim as diferenças existentes. Planejar ações que favoreçam a cada um e ao grupo. De um modo geral, avaliar é um conjunto de procedimentos didáticos, não sendo algo considerado de curto prazo.
A avaliação formativa estaria ligada ao envolvimento entre aluno e professor, bem como da posição tomada pelo professor acerca do progresso de seus alunos no que se refere a aprendizagem a mediação seria então, a postura do avaliador em intervir na busca de caminhos para que aconteça o processo de aprendizagem.
O princípio formativo/mediador, poderia ser entendido como a posição do professor no desenvolvimento de suas estratégias que atenda o aluno em grupo e individual, de acordo com suas observações e reflexões. O princípio ético é compreendido como ver o aluno como um todo, criar métodos diversificados respeitando cada diferença e limitações.
MILENA DE FREITAS NOGUEIRA - 4º SEMESTRE
1. a) Método dialético: as estratégias deverão possibilitar o exercício de operações mentais ligadas às capacidades de problematizar, analisar, fundamentar posições e de intervir de forma crítica e criativa sobre a realidade.
ResponderExcluirMétodo Formal: Proposto por Herbart, as emblemático da pedagogia tradicional, as estratégias concorrem para a memorização, a assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos.
Método Científico: Característico da pedagogia renovada progressista, as ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e aplicação das descobertas.
b) A decisão pelo tipo de estratégia a ser utilizada revela, num primeiro plano, a intenção do ato de ensinar. Nesse sentido, sua escolha deve considerar, além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, às características dos alunos, aos recursos materiais e ao tempo disponível para o estudo.
As estratégias de ensino são: Debate, estudo de caso, pesquisa, projetos, dramatizações, seminários, estudo de textos, júri simulado, simpósio, painel, fórum, oficinas, estudo do meio, trabalhos de grupo, portfólio, mapa conceitual, discussão em meios informatizados, dinâmicas de grupo, tempestade mental, estudo dirigido e exposição oral.
2) a) Compreendi que a avaliação formativa/mediadora tem a intenção de desenvolver estratégias pedagógicas desafiadoras para cada um e para todos a partir da observação e reflexão das manifestações individuais de aprendizagem.
Os três princípios essenciais da prática avaliativa são:
O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores e educandos e no qual se abrem espaços de produção de múltiplos sentidos para esses sujeitos. A intenção é a de convergência de significados de diálogo, de mútua confiança para a construção conjunta de conhecimentos.
O princípio da reflexão prospectiva: avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos, olhares férteis de indagações, buscando ver além de expectativas fixas e refutando-as inclusive: quem o aluno é, como sente e vive as situações, o que pensa, como aprende, com quem aprende? Uma leitura que intenciona, sobretudo, planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada aluno e aos grupos.
O princípio da reflexão-na-ação: avaliar como um processo mediador se constrói na prática. O professor aprende a aprender sobre os alunos na dinâmica própria da aprendizagem, ajustando constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com eles, com outros professores, consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.
Thaís Ribeiro de Carvalho
1- A) Método dialético: É quando o professor opta por aderir estratégias que possibilitam o exercício do pensar, com a capacidade de problematizar, fundamentando opiniões, para que possam interferir de forma crítica e criativa o meio em que vivem.
ResponderExcluirMétodo Formal: É um método mais tradicional, que tem como estratégia a memorização, não contextualizando os assuntos, apenas reproduzindo o modelo ensinado em sala, sem fazer uma reflexão do mesmo.
Método Científico: É um método progressista, renovador, onde as ações mostram a formulação de problemas e a construção de hipóteses. Onde o aluno é levado a descobrir, experimentar e analisar.
B) É preciso considerar além do lado cognitivo, a adequação dos conteúdos, a personalidade de seus alunos, os materiais dispostos e o tempo disponível. Podendo ser usado estratégias como: Exposição Oral, Estudo do texto dirigido ao estudo dirigido, Debate, Seminários, A pesquisa.
2- A) É necessário antes de tudo que o professor observe seus alunos, conhecendo suas características e necessidades, analisando e compreendendo as estratégias utilizadas na aprendizagem dos alunos, e tomando decisões junto com a turma para uma melhor continuidade no processo de ensino-aprendizagem. É um professor que forma o aluno, mas que o deixa construir seus aprendizado junto com o professor, onde o professor também aprende. Onde a avaliação não é feita em um dia somente, mas tendo uma continuidade em cada aula.
Onde os três princípios essenciais são:
-Dialogico/ Interpretativo da avaliação: onde acontece o diálogo entre professor e o aluno, abertos aos múltiplos significados, e tendo uma construção conjunta de conhecimentos.
- Reflexão prospectiva: Indo além, na individualidade de cada aluno, procurando planejar em cima do melhor para o individual do aluno e do grupo em geral.
- Reflexão-na-ação: Avaliar como um processo mediador, o professor aprende com os alunos, onde sua intervenção é através do diálogo, evoluindo no seu trabalho pedagógico.
Monique de Matos Amorim Rodrigues
1.
ResponderExcluira) No método Dialético, o professor vai proporcionar ao educando, atividades em que sejam despertadas as capacidades de problematizar, pensar, analisar, pensar de forma crítica sobre determinado assunto. No método formal, o educando vai apenas memorizar, captar um assunto, sem desenvolver seu crítico e o método científico, é a formulação de perguntas, questionamentos, hipóteses sobre um problema.
b)As estratégias devem considerar além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, às características dos alunos, aos recursos materiais e ao tempo disponível para estudos. São estas: Exposição oral; do estudo do texto ao texto dirigido; debate; seminários e pesquisa.
2. Avaliar um aluno vai muito além do que ver um resultado em uma prova, boletim e etc... O educador, precisa criar laços com o educando, compreende-lo, usar seu mundo dentro de sala, onde cada educando terá um diferencial, é nisso que o professor precisa avaliar, o conjunto e não somente o que resultou de um trabalho/ prova.
Para a prática avaliativa, existem três princípios essenciais:
-Princípio dialógico/ interpretativo da avaliação: Uma relação de educador e educando, que se resume em troca de confiança, diálogo, experiências conversadas.
-Princípio da reflexão prospectiva:Ler o aluno, ver o seu positivo, seu crescimento em um determinado conteúdo, seu desenvolvimento.
-Princípio da reflexão-na-ação: O processo que o professor faz de sua prática. Suas ações, intervenções com os alunos.
Aluna: Samara da Silva Bezerra- Manhã/ 4º semestre
1-
ResponderExcluira)O método dialético esta relacionado as estratégicas que o professor vai propor ao educando,que deverão possibilitar o exercício das operações mentais fazendo com que o educando tenha a capacidade de problematizar, intervir, analisar sobre a realidade.
O método formal já é um processo que ocorre através da memorização, assimilação descontextualizada e a reprodução.
O método científico é a reformulação do problema, a construção do conhecimento,em que elabora hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação da descoberta.
b)As escolhas desses estratégicas de ensino não é neutra deve-se considerar o conteúdo que será abordado e a melhor forma de se aplicar, o tempo de duração, a melhor forma do aluno entender o conteúdo.
2-
b)A avaliação formativa/mediadora não acorrem apenas em momento especifico ou a ser igual para todos os alunos.a avaliação ocorre em todo processo da aula, conhecer seus alunos e avalia-los de acordo com cada um, analisar e compreender suas estratégicas de aprendizagem.deve-se observar analisar e promover melhores oportunidades de aprendizagem.
O principio dialógico de avaliação é o processo que na qual há espaço para que haja o dialogo entre educador e educando, a troca de mensagens e assim construindo um conjunto de conhecimento entre ambos.
O principio de reflexão prospectiva: é quando o aluno vai alem de suas expectativas fixas e refutando-as.olhares férteis em indagações.
O principio da reflexão na ação é o processo mediador em que o professor aprende a aprender sobre os alunos.
Aluna: Sabrina Vicente da Silva
1 A.1 método dialético - proporcionar desafios e estrategias que possibilitem exercitar as operações mentais, ligadas a capacidade de interagir na realidade de forma criativa, critica e principalmente saber problematizar, analisar e fundamentar .
ResponderExcluirA.2 método formal- a estrategia utilizada é a memorização, a assimilação e a reprodução de modelos permitindo que tenham algo um ponto de partida.
A.3 método cientifico - a estrategia das ações didáticas possibilitando a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e as aplicações as descobertas ,ou seja, onde os alunos terão a autonomia para descobrir e a aplicar determinado assunto.
B- A escolha da estrategia de ensino deve levar em consideração a particularidade de todos os elementos da sala de aula e dos seus alunos como a realidade social, cognitiva desse coletivo, aos recursos materiais, ás características dos alunos, o conteúdo pragmático e os fins educativos, então vai depender de cada, turma cada nível escola.
2- uma avaliação tem que ser fundamentado em valores morais,concepções de educação, de sociedade e sujeito pois influenciam em aprendizagens individuais, com o objetivo de conhecer e compreender e enfim adequar.
Principio dialógico/interpretativo da avaliação é um processo onde ambos os lados(educadores e educando) podem construir um conjunto de conhecimento proporcionando uma melhor aprendizagem.
Principio da reflexão prospectiva um processo de leitura positiva da manifestação de aprendizagem dos alunos permitindo um conhecimento de expectativas e que refletem desafios e planejamento dos próximos passos.
Principio da reflexão na ação através de um processo mediador onde o professor aprende a aprender sobre os seus alunos na dinâmica própria da aprendizagem tomando conhecimento através de um dialogo com ele e outros professores e refletindo sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.
1-a) Método dialético: É o exercício de operações mentais ligadas às capacidades de problematizar, analisar, fundamentar posições e de intervir de forma criativa.
ResponderExcluirMétodo formal: As estratégias concorrem para a memorização, assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos.
Método científico: Características da pedagogia renovada progressivista,as ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação das descobertas.
b)A decisão pelo tipo de estratégia a ser utilizada, num primeiro plano, a intencionalidade do ato de ensinar.Sua escolha deve considerar, além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, as características dos alunos, aos recursos materiais e ao tempo disponível para estudo. Exposição oral, estudo de textos, estudo dirigido, debate, seminários e pesquisa.
2- A avaliação formativa/mediadora é um processo intencional de observar o aprendiz, analisar, compreender suas estratégias de aprendizagem.
2-a) Princípio dialógico: Avaliar como um processo de enviar e receber mensagem entre educadores e educando. Convergência de significados.
Princípio da reflexão prospectiva: Avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos.
Princípio da reflexão na ação: Processo mediador se constrõe na prática.
Aluna: Mônica Noronha Araújo Moreira
1-A: Dialético: O professor tem que ter a noção de quais ferramentas será melhor para utilizar dentro de sala de aula para que o aluno possa se apropriar do conhecimento com mais facilidade. E nesse método que os alunos possam ter o desenvolvimento das suas operações mentais, como pensarem de forma crítica e criativa sobre o mundo a sua volta.
ResponderExcluirB-Formal: é o método onde o ensino está voltado para o mecanicismo, onde se tem a memorização e a assimilação descontextualizada como forma de ensino.
C- Científico: está na fase de uma Pedagogia renovada, com ações didáticas que foram hipóteses, coleta dados, se tem a experimentação e a aplicação das descobertas.
B- O método dialético tem o foco na melhor aprendizagem do aluno. O método formal tem o foco na forma mecânica, sem se importar que o aluno irá decorar ou aprender. E por último, o método científico é aquele onde o professor tem a preocupação de fazer um aluno que o aluno aprenda todo o processo da aprendizagem.
2-A: O método formativo/mediador vem nos trazer uma reflexão sobre a forma de avaliar os alunos, que não podemos resumir a aprendizagem dos educandos só através das notas das provas, trabalhos, apresentações, mas sim também ter a sensibilidade de olhar o avanço de cada um particularmente, assim, procurando os melhores métodos didáticos que possam ser transmitidos para uma melhor aprendizagem no aluno.
Os três princípios da prática avaliativa são:
-O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: Se tem um diálogo entre o educador e o educando, assim gerando uma confiança mútua para que possa se construir o conhecimento.
-O princípio da reflexão prospectiva: Ter a compreensão da aprendizagem dos alunos, buscando conhecer quem é o seu aluno, onde vive, que experiências já viveu, quais são os conhecimentos que ele já traz consigo. E assim, depois disso, planejar os próximos ´passos do ensino/aprendizagem para cada um.
-O princípio da reflexão-na-ação: Se utiliza do processo do processo mediador, onde se constrói o seu fundamento na prática. A aprendizagem se dar através da própria dinâmica da aprendizagem, que é o professor aprender com os alunos, com outros professores, consigo mesmo, e fazendo uma reflexão crítica de todo o processo em andamento.
Bruna Pinho da Silva-4º Semestre-Manhã
1-a: O método dialético: é aquele onde o aluno tem a capacidade de desenvolver as suas operações mentais, exemplo como pensar criticamente sobre alguém assunto da sua realidade, e criativo em relação a ter uma mentalidade que está apta a se renovar. E para isso, o professor precisa ter as melhores ferramentas para se transmitir o conhecimento.
ResponderExcluirb:O método formal: é aquele método onde se tem a memorização e a assimilação descontextualizada como forma de ensino, que não se preocupa com aprendizagem do educando.
c: O método científico: é aquele onde se tem formulação de problemas, hipóteses, coleta de dados, várias experiências e depois a aplicação das descobertas feitas ao longo do processo inteiro.
B- O método dialético é aquele que propõem o desenvolvimento das operações mentais do educando. O método formal é aquele que as estratégias provem da memorização. E o método científico é o que se importa com cada passo do passo do processo da aprendizagem.
2-A: O método formativo/mediador vem nos dizer que é muito importante que o professor não rotule o seu aluno através das provas e avaliações que possam deixar o aluno em situação de travamento. Assim o professor tem que ser sensível e olhar o aluno em cada experiência positiva ou negativa quais avanços ou retrocessos ele teve.
Os três princípios da prática avaliativa:
No princípio dialógico/interpretativo da avaliação podemos encontrar um processo de enviar e de receber mensagens entre os professores e os alunos, assim, gerando uma confiança mútua, que se gera através do diálogo. No princípio da reflexão prospectiva nos diz que o professor tem que buscar conhecer os seus alunos e suas particularidades, tendo em mente que os seus educandos são repletos de experiências vividas, para que a partir disso possa planejar em cima das experiências de cada um. No princípio da reflexão-na-ação, nesse princípio tem como base a prática, onde o professor vai aprender de diversas maneiras, com os seus alunos, com os colegas de trabalho, e até com ele mesmo vendo seus avanços, e no final fazendo uma reflexão crítica.
Adriana Nogueira de Oliveira
4º Semestre-Manhã
01- a) Método Dialético: o ato de ensinar precisa ser fundamentado no diálogo entre professor e aluno, aonde o docente tem o papel de mediador do conhecimento, onde os alunos possam desenvolver as operações mentais.
ResponderExcluirMétodo Formal: É um método em que o ensino é mecânico e onde a memorização, a assimilação e a reprodução de modelos estão presentes.
Método Científico: esse método está presente na Pedagogia Renovada onde as ações didáticas devem formar hipóteses, coletas de dados e a experimentação.
b) As estratégias devem considerar, a adequação ao conteúdo programático, as características de cada aluno, os recursos materiais e o tempo disponível para os estudos. As estratégias são: Exposição oral; do estudo do texto dirigido; debate; seminários e pesquisa.
02- a) A avaliação não é somente realizar provas e teste para observar se o aluno aprendeu sim ou não a matéria, mas a avaliação deve está fundamentada nos valores morais, concepção de sujeito, de sociedade e de educação. O educador deve conhecer melhor o seu aluno, sua história, a realidade em que ele vive e as suas habilidades para que o professor possa ajudar o seu aluno a se desenvolver.
Princípio dialógico/interpretativo da avaliação: o objetivo desse princípio é o dialogo entre professor e aluno onde se desenvolve a construção de conhecimentos.
Princípio da reflexão prospectiva: leituras positivas das manifestações de aprendizagem do aluno. Saber quem é o aluno e sua vivencia para poder refletir e como proceder.
Princípio da reflexão na ação: avaliação onde o processo é mediador, ou seja, o professor aprende com seus alunos e a intervenção dele é através do diálogo.
Boa tarde, os comentários estão excelentes. Parabéns!Quem ainda não comentou ainda dá tempo de postar sua contribuição.
ResponderExcluirAbraços.
1- a) Método dialético: O professor adere a estratégias que possibilitam o exercício do pensar, com a capacidade de problematizar, fundamentando opiniões, para que possam interferir de forma crítica e criativa o meio em que vivem.
ResponderExcluirMétodo Formal: Tem como estratégia a memorização, assimilação e reprodução dos conteúdos.
Método Científico: É o método da Pedagogia renovada, onde as ações mostram a formulação de problemas e a construção de hipóteses. Onde o aluno é levado a descobrir, experimentar e analisar em sua vivência escolar.
b) Além do lado cognitivo deve-se considerar a adequação dos conteúdos, o desenvolvimento e a realidade social de seus alunos, os materiais dispostos e o tempo disponível. Podendo ser usado estratégias como: Exposição Oral, Estudo do texto dirigido ao estudo dirigido, Debate, Seminários, A pesquisa.
2- a) Para melhor avaliar, não basta somente corrigir uma prova e dar uma nota, é necessário observar todo o progresso da turma, verificar suas realidades e experiências, tudo o que auxilia em seu desenvolvimento, assim contribuindo para uma melhor escolha de como ser trabalhado o conteúdo. A avaliação não é feita em só um dia, tem uma continuidade em cada aula.
Princípio Dialogico/ Interpretativo da avaliação: Existe o diálogo entre professor e o aluno, abertos aos significados, tendo assim uma construção conjunta de conhecimentos.
Princípio da Reflexão Prospectiva: Conhecer o desenvolvimento a realidade individual de cada aluno, para assim refletir e analisar como melhor proceder.
Princípio da Reflexão na Ação: Avaliar como um processo mediador, o professor aprende com os alunos, onde sua intervenção é através do diálogo.
Ingridy Maria Viana Gouveia
1a-Método Dialético: Nesse método o professor desenvolve técnicas que ajude o aluno a desenvolver melhor suas operações mentais, capacitando-os a problematizar e intervir de forma criativa.
ResponderExcluirMétodo Formal: Nesse método é utilizado a memorização, assimilação e reprodução de modelos.
Método Científico: Nesse método se destaca a formulação de problemas, coleta de dados, construção de hipóteses, experimentação de descobertas.
1b- Devem levar em conta não só a finalidade educativa, também um conteúdo pragmático.A personalidade dos alunos, materiais a serem utilizados, tempo disponível. As estratégias, estudo dirigido, debate, seminários, pesquisas, exposição oral, estudo de textos.
2a- Nesse texto eu consegui compreender que não devemos avaliar através de testes, provas, exercícios, boletins, relatórios, a avaliação deve ser feita fundamentada em valores morais, quebrando assim essa ''regra'' de educador/avaliador.
Princípio Dialógico/Interpretativo: Diálogo entre o aluno e o professor para juntos construírem e trocarem conhecimentos.
Princípio da reflexão prospectiva: Ver o lado positivo do aluno, olhando seu crescimento em determinado conteúdo ou disciplina.
Princípio da reflexão-na-ação: Princípio da prática do professor, ações, intervenção aos alunos.
Emely Andara Alves Teófilo.
1.A)
ResponderExcluirMétodo dialético – está ligado a situações de debates ,analises e discussões sobre a realidade usando estratégias que possibilitem o exercício de operações mentais que levam ao pensar e ao desenvolvimento da criticidade.
Método Formal - modo tradicional de ensino, sem levar em consideração o habito da criticidade ,apenas assimilação ,memorização e reprodução de modelos.
Método Científico – visa a elaboração de e resolução de problemas,hipóteses e a captura de dados ,buscando o conhecimento.
B) Devem considerar as diferenças entre cada aluno e desta forma não existindo um modelo ímpar de ensino. Estratégias usadas devem buscar o dialogo, entre professor, seminários, pesquisa, debates almejando a maior a participação dos alunos no próprio processo de aprendizagem.
2.A)
Podemos depreender do texto como não devem ser as avaliações e como não devem ser, que avaliação de aluno vai alem de testes, provas , passando o processo de ensino aprendizagem por princípios morais,como conhecer seu aluno suas dificuldades, e sua realidade
Principio dialógico/interpretativo da avaliação - através da inter-relação, professor x aluno, através do dialogo buscando o conhecimento.
Principio da reflexão prospectiva: a busca do professor em conhecer quem é seu aluno ,seus limites,suas potencialidades , sabendo que ali existe um ser que tem seus próprios conhecimentos e realidade, buscando assim a melhor forma de ensinar.
Principio da reflexão na ação: o professor aprende através dos alunos, criando novas formas de aprendizagem.
ALUNO: Diego AGAPITO DE SOUSA
1-A) Método Dialético: é necessário que o professor proporcione ações que estimule e possibilite o desenvolvimento mentais das operações. De uma forma que sejam descobertas e estimuladas. Dessa forma o docente deve ser estrategista e saiba proporcionar as melhores formas de estudos para o desenvolvimento dos conhecimentos dos alunos. Método Formal: é proposto com o intuito emblemático e tradicional da pedagogia, tem como foco a memorização e assimilação fora do contexto e da reprodução de modelos. Método Científico: sua característica é a pedagogia renovada e progressivista. Suas ações didáticas destaca os problemas de formulação, criação de hipóteses, coletas de dados, experimentação e aplicação das descobertas.
ResponderExcluirB) O texto aborda sobre as estratégias de ensino. Esse tema é importante na formação dos docentes, sendo que não se restringe somente ao conteúdo, e sobre como fazer. Para mostrar a importância dessas estratégias no campo de ensino serão considerados as estratégias como andaimes didáticos, vinculados à educação e possibilidades de interações entre docente e discente essas são: Método e estratégias de ensino - estabelecendo elos. São componentes operacionais do método e estratégias de ensino, esses se destacam como formas, procedimentos, ações e atividades elaboradas como planejamento e organização do processo de ensino aprendizagem. As estratégias de ensino em aula - dos critérios às formas, em primeiro plano faz intencionalidade ao ato de ensinar, dos fins educativos, adequação ao conteúdo programático, às características dos alunos, aos recursos materiais e ao tempo disponível para estudo. Nesse grupo de estratégias são dadas alternativas metodológicas existentes e vivenciadas na prática docente, essas são as mais exploradas no cotidiano escolar: exploração oral, estudo de textos, estudo dirigido, debate, seminários e pesquisa. Estratégias de ensino e professores em formação - algumas lições da prática, as experiências vividas dos professores interferem nos seus saberes pedagógicos e também nos saberes e experiência, fazendo-os apoiar ou refutar teorias e práticas. "Os professores aprendem com o que fazem e usam esses saberes para propor novas experiências" (CUNHA, 2006, p. 489).
2-A) Com base nos estudos e leitura do texto, a avaliação formativa/mediadora tem como primeiro passo avaliar um conjunto de procedimentos didáticos. Esse processo baseá-se em métodos e instrumentos que estão fundamentados em valores morais, concepções de educação, sociedade e sujeito. O processo avaliativo é de caráter singular no que se refere aos estudantes, uma vez que a postura avaliativa pode ser inclusivas ou excludentes, que afetam os sujeitos educativos. O papel do avaliador/mediador é o de buscador a convergência máxima de significados , a aproximação e o entendimento dos educandos a partir de processos dialógicos e interativos. A partir dessas considerações teóricas sobre mediação serão posto em prática os três princípios essenciais da prática avaliativas, são: O princípio dialógico/interpretativo da avaliação - avaliar a interação por troca de mensagens entre educador e educando, essa produção abre sentindo para múltiplos significados, mútua confiança e construção conjunta de conhecimentos; O princípio da reflexão prospectiva - avaliar como um processo se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos, buscando ver além das expectativas e refutando-as: quem o aluno é, como sente e vive as situações? Uma leitura que ajuda à planejar os próximos passos. Em O princípio da reflexão-na-ação - avaliar como o processo mediador se constrói na prática. O professor aprende a aprender sobre os alunos, seja através de ajustes constantes, intervenção pedagógica, a partir do diálogo com o aluno, com outros professores e consigo mesmo, de forma crítica evoluindo seu fazer pedagógico.
ANDREZA DE ARAÚJO BARBOSA
1- a)
ResponderExcluir-Método dialético: O professor desenvolve estratégias que possibilitam o aluno o exercício do pensar, criando a capacidade de ser critico e criativo.
-Método Formal: Tem como estratégia a memorização, sendo um aprendizado de forma tradicional, relacionado a memorização e uma mera reprodução de modelos, assimilação e reprodução dos conteúdos.
-Método Científico: Característico da pedagogia renovada progressista, as ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e aplicação das descobertas.
b) O uso de formas e procedimentos de ensino deve considerar que o modo pelo qual o aluno aprende não é um ato isolado, escolhido ao acaso, sem análise dos conteúdos trabalhados, sem considerar as habilidades necessárias para a execução e dos objetivos a serem alcançados. Além do lado cognitivo deve-se considerar a adequação dos conteúdos, o desenvolvimento e a realidade social de seus alunos, os materiais dispostos e o tempo disponível. Podendo ser usado estratégias como: Exposição Oral, Estudo do texto dirigido ao estudo dirigido, Debate, Seminários,
2- a) A Avaliação é um instrumento para Aprendizagem Professor/Aluno ambos aprendem juntos e assim vão construindo e adquirindo conhecimentos. É um processo de constantes acontecimentos, e é nesses acontecimentos que se constrói, que se aprende, que se realiza, que se conquista, que enfrenta desafios e se supera conflitos. não basta somente corrigir uma prova e dar uma nota, é necessário observar todo o progresso da turma, verificar suas realidades e experiências, tudo o que auxilia em seu desenvolvimento, assim contribuindo para uma melhor escolha de como ser trabalhado o conteúdo. É durante estes momentos que se busca o esperado e até mesmo o que não se espera.
1. a) Método dialético: As estratégias deverão possibilitar o exercício de operações mentais ligadas as capacidades de problematizar, analisar, fundamentar posições e de intervir de forma crítica e criativa sobre a realidade;
ResponderExcluirMétodo formal: As estratégias concorrem para a memorização, a assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos;
Método científico: As ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação das descobertas.
b) A decisão pelo tipo de estratégia a ser utilizada revela a intencionalidade do ato de ensinar. A sua escolha deve considerar, além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, as características dos alunos, aos recursos materiais e ao tempo disponível para o estudo. No momento de selecionar as estratégias é preciso observar as particularidades das áreas do conhecimento, a natureza do conteúdo e seu momento ou fase de estudo. As estratégias de ensino são: debate, estudo de caso, pesquisa, projeto, dramatização, seminário, estudo de texto, júri simulado, simpósio, painel, fórum, oficina, estudo do meio, trabalho de grupo, portfólio, mapa conceitual, discussão em meio informatizado, dinâmica de grupo, tempestade mental, estudo dirigido e exposição oral.
2. a) Avaliação é uma ação ampla que abrange o cotidiano do fazer pedagógico e cuja energia faz pulsar o planejamento, a proposta pedagógica e a relação entre todos os elementos da ação educativa. Avaliar é agir com base na compreensão do outro, para se entender que ela nutre de forma vigorosa todo o trabalho educativo. Sem uma reflexão séria e valores éticos se perdem os rumos do caminho, a energia, o vigor dos passosem termos da melhoria do processo.
Os princípios essenciais da prática avaliativa são:
O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores e educandos e no qual se abrem espaços de produção de múltiplos sentidos para esses sujeitos;
O princípio de reflexão prospectiva: avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos. Uma leitura que intenciona planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada aluno e aos grupos;
O princípio da reflexão-na-ação: avaliar como um processo mediador se constrói na prática. O professor aprende a aprender sobre os alunos na dinâmica própria da aprendizagem, ajustando constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com eles, com outros professores, consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.
Aluna: Cássia Larissa R. Alves.
1. a) Método dialético: As estratégias deverão possibilitar o exercício de operações mentais ligadas as capacidades de problematizar, analisar, fundamentar posições e de intervir de forma crítica e criativa sobre a realidade;
ResponderExcluirMétodo formal: As estratégias concorrem para a memorização, a assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos;
Método científico: As ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação das descobertas.
b) A decisão pelo tipo de estratégia a ser utilizada revela a intencionalidade do ato de ensinar. A sua escolha deve considerar, além dos fins educativos, a adequação ao conteúdo programático, as características dos alunos, aos recursos materiais e ao tempo disponível para o estudo. No momento de selecionar as estratégias é preciso observar as particularidades das áreas do conhecimento, a natureza do conteúdo e seu momento ou fase de estudo. As estratégias de ensino são: debate, estudo de caso, pesquisa, projeto, dramatização, seminário, estudo de texto, júri simulado, simpósio, painel, fórum, oficina, estudo do meio, trabalho de grupo, portfólio, mapa conceitual, discussão em meio informatizado, dinâmica de grupo, tempestade mental, estudo dirigido e exposição oral.
2. a) Avaliação é uma ação ampla que abrange o cotidiano do fazer pedagógico e cuja energia faz pulsar o planejamento, a proposta pedagógica e a relação entre todos os elementos da ação educativa. Avaliar é agir com base na compreensão do outro, para se entender que ela nutre de forma vigorosa todo o trabalho educativo. Sem uma reflexão séria e valores éticos se perdem os rumos do caminho, a energia, o vigor dos passosem termos da melhoria do processo.
Os princípios essenciais da prática avaliativa são:
O princípio dialógico/interpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores e educandos e no qual se abrem espaços de produção de múltiplos sentidos para esses sujeitos;
O princípio de reflexão prospectiva: avaliar como um processo que se embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos. Uma leitura que intenciona planejar os próximos passos, os desafios seguintes ajustados a cada aluno e aos grupos;
O princípio da reflexão-na-ação: avaliar como um processo mediador se constrói na prática. O professor aprende a aprender sobre os alunos na dinâmica própria da aprendizagem, ajustando constantemente sua intervenção pedagógica a partir do diálogo que trava com eles, com outros professores, consigo próprio, refletindo criticamente sobre o processo em andamento e evoluindo em seu fazer pedagógico.
Aluna: Cássia Larissa R. Alves.
Considerando as estratégias de ensino como andaimes didáticos que vinculados ao fins educativos,possibilitam maior interação entre professor e aluno.
ResponderExcluirMétodo dialético:as estratégias deverão possibilitar o exercício de operações, mentais ligadas as capacidades de problematizar,analisar,fundamentar, posições e de intervir de forma crítica e criativa sobre a realidade.
Método Formal:( pedagogia tradicional) de forma contrária ao método dialético, as estrategias concorrem para a memorizacao, a assimilação descontextualizada e a reprodução de modelos.
Método científico ( pedagogia renovada progressivista), as ações didáticas destacam a formulação de problemas, a construção de hipóteses, a coleta de dados, a experimentação e a aplicação das descobertas.
As estratégias deve considerar, além dos fins educativos, a adequação no conteúdo programatico, as características dos alunos, aos recursos, materiais e ao tempo disponível para estudo. Estas seriam a exposição oral, dialogada do estudo de texto ao estudo dirigido, debate, seminarios e pesquisa, podendo contar também com os ambientes virtuais de aprendizagem como os chats ou bate papos, as listas de discussão e o correio eletrônico vai internet.
Avaliação formativa/mediadora
Ao avaliar efetiva-se um conjunto de procedimentos didáticos que se estendem sempre por um longo tempo e se dão em vários espaços escolares, procedimentos de caráter multiplo e complexo tal como se delineia um processo, a partir não se deve denominar por avaliações, testes, provas ou exercicios, muito menos se deve nomear por avaliação, boletins,fichas,relatorios, dossiês dos alunos, e sim fundamentar em valores morais e concepções de educação, de sociedade, de sujeito.A mediação se produz, em primeiro lugar, fora do aluno, por meio dos agentes culturais que atuam como mediadores externos ao resumir, valorizar, interpretar a informação a transmitir ou seja o aluno capta e interioriza a informação, relacionando-a e interpretando-a mediante a utilização de estratégias.
Principio dialógico/interpretativo da avaliação: avaliar como um processo de enviar e receber mensagens entre educadores e educandos e no qual se abrem espaços de produção de multiplos sentidos para esses sujeitos ou seja, a construção conjunta de conhecimento de ambas as partes.
O princípio da reflexão prospectiva: avalias como um processo embasa em leituras positivas das manifestações de aprendizagem dos alunos, olhares férteis em indagações, buscando ver alem de esperiencias fixas e refuta-as, tentando ver não só o aluno em si aquele que está ali para aprender mas, sim também o seu contexto social, suas raízes, seus influências.
O princípio da reflexão-na-acão: avaliar como um processo mediador se constrói na prática, onde o professor aprender a aprender sobre os alunos na sua própria dinâmica de aprendizagem, faz jus a sua ação pedagógica de acordo com o diálogo e interação que se REM com eles, com outros professores, consigo próprio sempre refletindo sobre o processo e sua evolução.