sexta-feira, 31 de março de 2017

Reflexão


  1. O filme “numa escola em Havana” aborda uma diversidade de temáticas que reflete os conflitos vivenciados pela família e  pela  escola na sociedade atual. Dentre os assuntos abordados destacamos: indisciplina, dependência química, intolerância religiosa e violência. Carmela, a professora , vivencia um dilema em que é persuadida a optar  por eximir-se da responsabilidade de continuar  acreditando na mudança  de  Chala, que era visto como um “estudante problema”.

  1. Diante dessas premissas, comente a postura da professora diante das atitudes tomadas pela escola em relação ao estudante, fazendo um paralelo com alguma situação real  que você tenha tomado conhecimento.

  1. No decorrer do filme são apresentadas cenas que mostram algumas situações durante a aula. Escolha uma cena e faça um breve comentário no ponto de vista didático, diante do que você apreendeu durante as primeiras aulas na disciplina de didática.

Análise do dia 27.03.2017

POR: Maria Gorete, Jaimara Sombra e Thalia Sales

A aula do dia 27.03.2017, foi dividida em dois momentos, o primeiro momento foi uma breve recapitulação da aula anterior do dia 20.03.2017, através das apresentações e discussões  dos trabalhos dos mapas teóricos do texto “ Prática educativa, Pedagógica e Didática” , onde os alunos presentes puderam expressar suas opiniões sobre o conteúdo abordado, no que concerne às práticas pedagógicas/educativas no ambiente escolar, principalmente as escolas públicas.
No segundo momento a professora dividiu a sala em rodas de conversa, dividindo em 6 grupos através de números distintos no qual cada aluno puderam procurar seu grupo, assim, tornou-se a aula mais dinâmica e sociável, pois os alunos se misturaram entre si, havendo trocas de conhecimentos fora da dinâmica habitual deles.
Para dar embasamento a essa discussão foi sugerido a leitura do texto “Conhecimento escolar epistemologia e política" do autor Mário Sergio Cortella, no qual os grupos começaram a fazer suas análises através de perguntas norteadoras que foram sugeridas pela a orientadora. Cada grupo buscou nas suas respostas, problematizar o assunto tendo em vistas suas vivências no ambiente escolar, seja ele público ou privado, dessa forma, a roda de conversa foi bastante produtiva, pois as vivências apresentadas numa escola da rede pública é muito diferente da rede particular, por exemplo, houveram reflexão acerca da formação ética através de uma educação moral onde ocorra a formação do sujeito político e socialmente responsável, no qual pode-se constatar pelos os argumentos dos discentes que as escolas públicas precisam estarem mais presentes, através de uma da formação  mais humanística, para perceber as dificuldades dos alunos mais de perto, reconhecendo suas limitações de aprendizagem, os problemas enfrentados na comunidade onde vivem, perceber que não somente números fazem uma educação de qualidade, dentre outros assuntos abordados no texto.
Dessa maneira, percebemos o quão rico foi a análise dos textos e a interação com a turma, possibilitando uma maior compreensão da realidade nos ambientes escolares, e o professor como parte fundamental e essencial para esse aprendizado compreendendo que a relação entre sociedade/escola não deve ser vista através do pensamento do " otimismo ingênuo" da educação, sendo que ele é um educador, e tem que ser valorizado por sua formação, e não como sendo um messiânico capaz de solucionar todos os problemas enfrentados pela escola.

sexta-feira, 24 de março de 2017

Reflexão

1. Ao longo do nosso processo histórico, mais especificamente no Brasil, houveram diversas tentativas de conceber a escola e a sociedade como dois elementos que, juntos, iriam contribuir de maneira significativa para a emancipação humana através da educação. Nesse sentido, destacam-se três concepções que representam posturas predominantes em alguns desses momentos, nos quais CORTELLA (2011) denominou de: otimismo ingênuo; pessimismo ingênuo e otimismo crítico.

a) Diante da leitura do texto “conhecimento escolar: epistemologia e política”, comente os três momentos históricos citados acima e se posicione em defesa de um deles.
b) O texto citado anteriormente também discute algumas situações problemas envolvendo professores e o seu fazer pedagógico. Escolha uma que mais lhe chamou atenção e faça um comentário sobre ela relacionando com o fracasso escolar, ou seja, o “pedagocídio”.

2. Segundo o texto “Entre a cautela e o ímpeto: escola em descompasso” (capitulo 1), de Cortella (2004), existem tipos diferentes de cautela. O texto destaca uma e caracteriza: “[...] É aquela em que a pessoa acha que se não alterar o que fazia, se esperar mais um pouco, as coisas continuarão do jeito que estavam, ou seja, do modo confortável que já fora”.

a) Que cautela é essa? Como podemos relacioná-la com a Educação?



Agenda do dia 27.03.17

TERCEIRA AGENDA/ 27- 03 - 2017

                Acolhida: Leitura comentada do ensaio de análise daaula
                Fechamento da aula do dia 20-03
                1º Momento: apresentação/discussão dos Mapas Teóricos
          2º Momento da Socialização: Roda de conversa com base nos desafios dos eixos trabalhados no texto.
 
                Estudo e Discussão dos textos 3, 4,5 a partir de questões problematizadoras.
1.         O autor defende a escola como um dos pilares que deve preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares.

ü   Considerem a questão: de acordo com o autor estudado - Por quais critérios tal concepção precisa ser “abraçada” pelos profissionais da prática educativa?

2.         Um dos argumentos que o autor se utiliza para defender a Escola Pública diz respeito ao papel dela como pilar paraauxiliar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de pensamento, de buscar informações.

ü   Considerem a questão: É possível traçar uma representação de “Escola Pública” que exerça esta função? Justifique de acordo com o autor estudado.

3.         O autor sugere em seus escritos que escola deve trabalhar a formação para a cidadania crítica e participativa, onde se criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.

ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

4.            O argumento de que a escola deve buscar a formação ética é defendido pelo autor do texto. Diz ele ....é urgente que os diretores, coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade premente da escola atual e que eles precisam constantemente investir na capacitação efetiva para empregos reais e na formação do sujeito político socialmente responsável.

ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

5.          O autor em suas reflexões ....valorizava o uso de um conhecimento que possibilite a liberdade intelectual e política para as que as pessoas apreendam o real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas.
ü   Quais aos desafios que tal pensamento precisa assumir diante dos desafios contemporâneos?

ü   6. Para compreender a concepção de escola que o autor apresenta e as interações entre professores e alunos expressos em uma determinada situação escolar é necessário que se entenda como são produzidos socialmente e em que momentos históricos elas acontecem.
ü   Comente os tipos de escola.
                Socialização em Roda de conversa com base nas discussões trabalhadas nos  textos com apoio em POWERPOINT.
*            Encaminhamentos:Assistir o filme – “UMA ESCOLA EM HAVANA”
                Avaliação da sessão de aula.

1.        O autor defende a escola como um dos pilares que deve preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares.
ü   Considerem a questão: de acordo com o autor estudado - Por quais critérios tal concepção precisa ser “abraçada” pelos profissionais da prática educativa?


2. Um dos argumentos que o autor se utiliza para defender a Escola Pública diz respeito ao papel dela como pilar paraauxiliar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de pensamento, de buscar informações.
ü   Considerem a questão: É possível traçar uma representação de “Escola Pública” que exerça esta função? Justifique de acordo com o autor estudado.

3.        O autor sugere em seus escritos que escola deve trabalhar a formação para a cidadania crítica e participativa, onde se criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.
ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

4.  O argumento de que a escola deve buscar a formação ética é defendido pelo autor do texto. Diz ele ....é urgente que os diretores, coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade premente da escola atual e que eles precisam constantemente investir na capacitação efetiva para empregos reais e na formação do sujeito político socialmente responsável.
ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que vc conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

5. Autor em suas reflexões ....valorizava o uso de um conhecimento que possibilite a liberdade intelectual e política para as que as pessoas apreendam o real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas.
ü   Considerem a questão: Quais aos desafios que tal pensamento precisa assumir diante dos desafios contemporâneos?

ü   6. Para compreender a concepção de escola que o autor apresenta e as interações entre professores e alunos expressos em uma determinada situação escolar é necessário que se entenda como são produzidos socialmente e em que momentos históricos elas acontecem.
ü   Considerem a questão: Apresente e comente os tipos de escola.

Análise do dia 20.03.17

POR: Adriana Nogueira, Andreza de Araújo e Bruna Pinho.


A aula do dia 22 dividiu-se em três momentos, o primeiro foi feito uma aula expositiva com a participação dos alunos presentes com questionamentos, informações interessantes ou exposição de experiências e conhecimentos que puderam contribuir para o seguimento da mesma. A professora juntamente com o seu monitor utilizou o auxílio de data- show e slides onde foi apresentado um texto que havia no blog da sala que tinha como título:A dimensão ontológica da didática como campo de conhecimento: uma reflexão acerca do ensino, seu objeto em situação. Onde a partir dessa leitura a professora foi nos explicando o significado de didática, ontologia, pedagógico, teleologias e práxis.
No segundo momento a professora dividiu a sala em grupo para podermos realizar a leitura do texto: A relação entre educação, pedagogia e didática. Dentro dessa leitura deveríamos fazer a construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo da educação escolar, pedagogia e didática trabalhadas no texto de estudo, que obtivesse a ideia central, ideias subjacentes, teóricos de apoio e apreciação do grupo.
E por último, no terceiro momento tivemos que nos juntar a outro grupo que tinha feito a mesma leitura que a nossa para se fazer um terceiro mapa teórico, mas agora tendo as ideias de todos os integrantes dos dois grupos. E a demonstração do trabalho final ficou para ser apresentado na próxima aula. 


domingo, 19 de março de 2017

Agenda do dia 20.03.17

Agenda – 20.03.2017 – Manhã

Tema: A relação entre educação, pedagogia, didática.

– Acolhida - Leitura do ensaio de aula
– Estudo dos textos: 1 e 2.

Grupo de trabalho 1 e 5

· Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno eixo PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da escola pública?

Grupo de trabalho 2 e 6

·Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo EDUCAÇÃO. INSTRUÇÃO E ENSINO trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 3 e 7

·Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA trabalhadas no texto de estudo.
·Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 4 e 8

·Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR trabalhadas no texto de estudo.
·Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

- Socialização dos estudos

   1º Momento: apresentação/discussão dos Mapas Teóricos

  2º Momento da Socialização: Roda de conversa com base nos desafios dos eixos trabalhados no texto.

–Exploração do segundo texto a partir das ideias do POWERPOINT pela professora.
–Encaminhamentos: Assistir o filme – “UMA ESCOLA EM HAVANA”
Próximos Textos: 3 e 4
–Avaliação do encontro
–Encerramento

Grupo de trabalho 1 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em  torno eixo PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da escola pública?

Grupo de trabalho 5 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em  torno eixo PRÁTICA EDUCATIVA E SOCIEDADE trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da escola pública?

Grupo de trabalho 2 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno  do eixo EDUCAÇÃO. INSTRUÇÃO E ENSINO trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 6 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno  do eixo EDUCAÇÃO. INSTRUÇÃO E ENSINO trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 3 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 7 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo EDUCAÇÃO ESCOLAR, PEDAGOGIA E DIDÁTICA trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 4 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo  A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR trabalhadas no texto de estudo.
· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública?

Grupo de trabalho 8 Construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno  do eixo  A DIDÁTICA E A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PROFESSOR trabalhadas no texto de estudo.

· Considerando as ideias levantadas, que desafios este eixo nos convida a enfrentar como futuros professores da Escola Pública? 

Proposta de programa e atividades


CENTRO DE EDUCAÇÃO – CED
Coordenação do Curso de Pedagogia – COPED
PROGRAMA DE DISCIPLINA

1.IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: Didática Geral
PROFESSOR(A):Marina Cavalcante             
CRÉD.: 04
SEMESTRE:2016. 2
CÓD:

2.EMENTA

 As articulações entre educação e conhecimento mediadas pelas relações entre Pedagogia, Didática e Sociedade. A escola como local de trabalho e de formação do professor. A organização do trabalho pedagógico: O Planejamento Educacional e sua ressignificação na prática docente. O ser professor seus saberes e práticas docentes frente às demandas sociais e às inovações educacionais. Ensino com Pesquisas e Experiências de Ensino.

3.OBJETIVO GERAL:

Refletir criticamente o fazer do professor, tendo em vista a construção de uma prática educativa comprometida com um projeto de transformação social.

4.OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

O curso busca abordar os elementos estruturantes da atividade do professor, discutindo:
a) as relações entre educação e conhecimento, mediadas pelas relações entre Pedagogia, didática e sociedade;
b) a escola como local de trabalho e de formação do professor.
c)a organização do trabalho pedagógico;
d) o ser professor seussaberes e as práticas frente às demandas sociais e às inovações educacionais;
e) o ensino com pesquisa

5.CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

UNIDADE I – Sobre Educação e Didática
- A relação conhecimento/educação mediadas pela pedagogia e didática,
-A escola como espaço de  trabalho e de formação do professor

  UNIDADE II – Sobre os elementos da ação didática
- Planejamento do ensino
- A organização da aula
- Metodologia
- Avaliação

 UNIDADE III –Sobre o trabalho docente e o ensino
- Profissão professor: saberes e identidade
- Relações professor/ensino/aluno

 UNIDADE IV – DIDÁTICA e PESQUISA
- O papel da pesquisa no processo de formação docente.
- Pedagogia de projetos.

6.METODOLOGIA

O curso desenvolver-se-á mediante aulas expositivas e dialogadas com apoio em POWER POINTs, leituras e discussões, análise de nossas aulas,vivências em miniaulas, a realização de estágio - pesquisa com elaboração de texto reflexivo referentecada momento do estágio pesquisa, Fórum pelo ambiente de aprendizagem,  um Pôster como Trabalho Final e auto-avaliação.

7.AVALIAÇÃO

Será resultado das notas obtidas nas produções dos estudantes ao longo do curso, através das Atividades de Leitura(Resenha do texto); atividades de análises das aulas, Vivências em miniaulas, Participação das atividades da disciplina propostas na plataforma google; Trabalho Final:Sessão de Pôster da Disciplina; Auto avaliação.
8.BILIOGRAFIA BÁSICA

ANASTASIOU, Lea das G. Camargo. ALVES, L. Pessate. Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias e trabalho em aula.  Santa Catarina: UNIVILLE, 2003.
ANTUNES Celso. Trabalhando com Projetos.Vídeo. 2009.
BEHRENS, M. Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica.Petrp. RJ: Vozes, 2005.
CANDAU, Vera. Didática – questões contemporâneas. Rio de Janeiro: Forma &Ação, 2009.
LIBANEO, J. C. Didática e escola em uma sociedade complexa. CEPED.UFG.Goias.2011.
___________.e ALVES N.Temas de Pedagogia diálogos entre Didática e Currículo. SP:Cortez,2012
CORTELLA. M.S.A escola e o conhecimento. São Paulo. Cortez.2003.
ENCONTROS NACIONAIS DE DID. E PRÁTICA DE ENSINO.Anais:2006,2008,2010.2012, 2014.
FRANCO M.A,R.S. Pedagogia e Prática Docente. SP:Cortez,2012
HOFFMANN, Jussara. O jogo do contrário em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
__________ .Avaliar: respeitar primeiro e educar depois. Porto Alegre: Mediação, 2008
LOPES, Osima Antônia... [et al]., Repensando a Didática. 5ed, SP: Papirus, 1991.
LIMA, Socorro e SALES, Josete. Aprendiz da prática docente- a Didática no exercício do magistério. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2002.
LUCKESI, Cipriano Carlos, Conteúdos escolares.IN. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
___________Métodos e procedimentos de ensino. IN. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.
MARQUES, Francisco. (Chico dos Bonecos)Muitas coisas, poucas palavras.São Paulo.Petrópolis.2009.
MARTINS, Pura L. O. As formas e práticas de interação entre professores e alunos. In:VEIGA, Ilma P. A. (org.). Lições de didática. Campinas, SP: Papirus, 2006.
MARIN, A. J. e PIMENTA,S.G. Didática:Teoria e Pesquisa.Araraquara,SP:Junqueira&Marin,2015.  
OLIVEIRA, M.J. e CAVALCANTE, M.M.D.Planejamento: uma ação refletida e coletiva. Mimeo. 2012.
___________________.Plano de aula: construção e gestão do conhecimento.Mimeo. 2012
PIMENTA, S. G.Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e Portugal. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, S. G.e FRANCO M.A.S.Didática:EmbatesContemporâneos. SãoPaulo.Loyola.2010
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. São Paulo: Cortez, 1983
WEFFFORT, Madalena Freire et. all. Educando o olhar da observação. In: WEFFFORT, Madalena Freire. Observação, Registro, Reflexão. São Paulo. Espaço Pedagógico. 1970.

 9. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional – formar-se para a mudança e a incerteza. (Coleção Questões de Nossa Época, v. 77) São Paulo, SP: Cortez, 1994.
LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professor? Novas exigências educacionais e profissões docente. Coleção: Questões de Nossa Época, v. 67. São Paulo: Cortez, 5 ed., 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES DE ESTUDO

ENC.
ATIVIDADES
 13-03
Ø Integração do grupo – Apresentação/discussão do plano de ensino/ Contratos Didáticos
20-03
Unidade I
27-03
Unidade I
03-04
Unidade I- 
5º e 6º
10-04
Unidade I Primeiro momento do estágio/pesquisa
17 -04
Unidade II
24-04
     Unidade II
08-05
Unidade II
10º
15-05
Unidade II
11º e 12º
22-05
Unidade II Segundo momento do estágio/pesquisa
13°
29-05
Unidade III
14º e 15º
05-06
Unidade III-
16°
12-06
  Unidade III Terceiro momento do estágio/pesquisa
17°
19-06
Unidade IV
18º
26-06
Unidade IV
03-07
Encerramento/Avaliação
ORIENTAÇÕES PARA AS ATIVIDADES DA DISCIPLINA

Produção de ensaios sobre as  aulas em grupo de até ter  03 alunos(as)  para analisar “didaticamente” nossas aulas. Desta forma tomaremos as aulas do nosso curso de Didática como espaço de análise das abordagens, posturas, recursos utilizados pelo grupo classe  e/ou outros tantos aspectos que o grupo considerar interessante de colocar em debate. Com isso buscamos estimular o desenvolvimento da percepção, por parte dos futuros professores/as, a respeito do que está subjacente a uma aula, da trama de relações e interações que se desenvolve ao longo de sua duração, das motivações e estratégias que lhe dão sustentação etc. Dedicaremos formalmente um tempo para essa análise EM CADA DIA DE AULA. Seguem algumas questões que poderão nesse processo, cabendo aos alunos agregarem outras que lhes pareçam impulsionadoras de sua discussão.• Quais os objetivos da aula? Foram alcançados?• Houve alteração no planejamento da aula? Por quê?• O que foi possível apreender (conceitos, habilidades, valores, posturas...)? • Quais atividades, recursos, técnicas foram usadas? • Como foi o desempenho das professoras? E do monitor? E dos alunos?• Como seria possível fazer essa aula de modo diferente?

2.REALIZAÇÃO DE   FÓRUNS  REALIZADOS VIA  BLOG DA DISCIPLINA

3.Realização de MINIAULAS - Atividade desenvolvida no final da II UNIDADE DE ESTUDO cujas orientações serão apresentadas no decorrer da disciplina ou  apresentação de Práticas de ensino: Trata-se de uma atividade desenvolvida em grupo, na qual haverá: grupos com recortes de filmes; grupos com relatos de vivências de experiências exitosas e grupos com sugestões de propostas de boas práticas de planejamento.

4.SESSÃO DE PÔSTER ou PORTFOLIOAtividade final da disciplina cujas orientações serão apresentadas no momento oportuno.

5.Auto-avaliação: Atividade realizada em dois momentos: na 8ª aula e na18ª (última).

6.O estágio/ pesquisa  em Didática

     OBJETIVOS

·         Apreender a diversidade da escola e a complexidade da atuação docente;
·         Construir representações sobre esse local de trabalho e sobre a aula.
·   ONDE FAZER O ESTÁGIO – Em dupla ou no máximo trio realizar visitas a escolas de 1º ciclo do Ensino Fundamental ou em Educação Infantil públicas (preferencialmente) ou particulares.

MOMENTOS DO ESTÁGIO

Caracterização da escola (condições materiais/humanas; organização; funcionamento);

ALGUNS ASPECTOS QUE PODEM FAVORECER A CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA:Baseados no Projeto Político da Escola Observe os seguintes aspectos da escola:  dados gerais (clientela, bairro etc); tamanho (nº de alunos/profs./classes,turnos); instalações; recursos didáticos e de apoio (laboratórios, tv, vídeo, computadores, projetores etc); os problemas da escola; como ela está se organizando para enfrentá-los; aprovação/reprovação/evasão; como é feita a recuperação; como é a relação com a comunidade e com as famílias; a matriz curricular; projetos que existem na escola; são projetos coletivos ou individuais; quais inovações estão sendo implantadas na escola e o que a escola teve de fazer para implantá-las.

2º Caracterização da aula (o que acontece no tempo/espaço em que ela se desenvolve).

ALGUNS ASPECTOS QUE PODEM FAVORECER AS OBSERVAÇÕES SOBRE A AULA

Como o/a professor/a entra na sala? Como ele/a se dirige aos alunos? Como obtém silêncio? Como começa a aula? b) Como o conteúdo é apresentado?  Articula com o conhecimento anterior? Estimula a participação dos alunos? Propõe situações capazes de instigar o interesse/curiosidade dos alunos? c) Como desenvolve a aula? Quais estratégias de aprendizagem são usadas? Como o/a professor/a trabalha com elas? d) Quais inovações estão presentes na aula? Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são percebidas em seu trabalho? e) Como o/a professor/a lida com a indisciplina? O que gerou a manifestação presenciada por você? O que o/a professor/a fez? f) Como o/a professor/a finaliza a aula? Faz uma síntese? Propõe algo para a próxima aula?

3º Caracterização do professor (quem é; o que pensa; como trabalha); 

ALGUNS PONTOS QUE PODEM FAVORECER A APROXIMAÇÃO COM PROFESSOR/A

 Formação (qual, onde); tempo de trabalho; funções que já ocupou; Há quanto tempo está nesta escola; O que acha da escola; O que sente com o trabalho que realiza; Como trabalha; quais inovações incorporou à sua prática; O que acha das inovações; Quais dificuldades tem para trabalhar com elas; como inicia/desenvolve/avalia a aula; todo aluno é capaz de aprender ou não; o que pensa dos alunos.

ORIENTAÇÕES

· Com a professora ou o(a) Monitor(a)  receber a carta de apresentação.
·Planejar as idas à escola.
·Observar a escola na primeira ida em 01 turno  e fazer os registros para posterior análise em um texto reflexivo deste momento com base nas observações, articulando-as com a bibliografia estudada e os debates ocorridos na disciplina.
· Observar a sala de aula na segunda ida a escola em   01 turno  e fazer os registros para posterior análise em um texto reflexivo deste momento com base nas observações, articulando-as com a bibliografia estudada e os debates ocorridos na disciplina.
·   Realizar entrevista com o(a) professor (a) e fazer também, os registros para  posterior análise em um texto reflexivo deste momento com base nas observações, articulando-as com a bibliografia estudada e os debates ocorridos na disciplina. Veja sugestão para elaboração de seu texto a seguir:

INTRODUÇÃO
                 DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
IDEIAS           
AUTORES
PRÁTICA
Como posso fazer?
a. Uma narrativa
b.Fazerinterrogações
c. Anunciar o que o texto traz
d.Descrevendoo contexto
e.   Situando o tema
Diálogo com a teoria.
Teóricos representantes da teoria tratada no texto.
Análise de uma situação que ilustre o tema na prática.
Recorre ao objetivo para verificar a pertinência da discussão, o registro dos achados da pesquisa e uma reflexão (mensagem).