sexta-feira, 24 de março de 2017

Análise do dia 20.03.17

POR: Adriana Nogueira, Andreza de Araújo e Bruna Pinho.


A aula do dia 22 dividiu-se em três momentos, o primeiro foi feito uma aula expositiva com a participação dos alunos presentes com questionamentos, informações interessantes ou exposição de experiências e conhecimentos que puderam contribuir para o seguimento da mesma. A professora juntamente com o seu monitor utilizou o auxílio de data- show e slides onde foi apresentado um texto que havia no blog da sala que tinha como título:A dimensão ontológica da didática como campo de conhecimento: uma reflexão acerca do ensino, seu objeto em situação. Onde a partir dessa leitura a professora foi nos explicando o significado de didática, ontologia, pedagógico, teleologias e práxis.
No segundo momento a professora dividiu a sala em grupo para podermos realizar a leitura do texto: A relação entre educação, pedagogia e didática. Dentro dessa leitura deveríamos fazer a construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo da educação escolar, pedagogia e didática trabalhadas no texto de estudo, que obtivesse a ideia central, ideias subjacentes, teóricos de apoio e apreciação do grupo.
E por último, no terceiro momento tivemos que nos juntar a outro grupo que tinha feito a mesma leitura que a nossa para se fazer um terceiro mapa teórico, mas agora tendo as ideias de todos os integrantes dos dois grupos. E a demonstração do trabalho final ficou para ser apresentado na próxima aula. 


2 comentários:

  1. Ótima aula! Consegui compreender melhor o significado de ser pedagógico que está intrisicamente relacionado com a práxis. Para que o ensino seja completo, não basta apenas ensinar e sim ensinar e o outro aprender!
    Lanielly Karoliny

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a aula, onde compreendemos que didática é um campo do conhecimento, onde temos o ensinar e o aprender acontecendo, tanto nos espaços formais como os espaços informais. Onde ela é multidimensional.
    Monique de Matos

    ResponderExcluir