POR: Adriana Nogueira,
Andreza de Araújo e Bruna Pinho.
A aula do dia 22 dividiu-se
em três momentos, o primeiro foi feito uma aula expositiva com a participação
dos alunos presentes com questionamentos, informações interessantes ou
exposição de experiências e conhecimentos que
puderam contribuir para o seguimento da mesma. A professora juntamente com o
seu monitor utilizou o auxílio de data- show e slides onde foi apresentado um
texto que havia no blog da sala que tinha como título:A dimensão ontológica da
didática como campo de conhecimento: uma reflexão acerca do ensino, seu objeto
em situação. Onde a partir dessa leitura a professora foi nos explicando o
significado de didática, ontologia, pedagógico, teleologias e práxis.
No segundo momento a
professora dividiu a sala em grupo para podermos realizar a leitura do texto: A
relação entre educação, pedagogia e didática. Dentro dessa leitura deveríamos
fazer a construção de um mapa teórico acerca das ideias em torno do eixo da educação
escolar, pedagogia e didática trabalhadas no texto de estudo, que obtivesse a
ideia central, ideias subjacentes, teóricos de apoio e apreciação do grupo.
E por último, no terceiro
momento tivemos que nos juntar a outro grupo que tinha feito a mesma leitura
que a nossa para se fazer um terceiro mapa teórico, mas agora tendo as ideias
de todos os integrantes dos dois grupos. E a demonstração do trabalho final
ficou para ser apresentado na próxima aula.
Ótima aula! Consegui compreender melhor o significado de ser pedagógico que está intrisicamente relacionado com a práxis. Para que o ensino seja completo, não basta apenas ensinar e sim ensinar e o outro aprender!
ResponderExcluirLanielly Karoliny
Muito boa a aula, onde compreendemos que didática é um campo do conhecimento, onde temos o ensinar e o aprender acontecendo, tanto nos espaços formais como os espaços informais. Onde ela é multidimensional.
ResponderExcluirMonique de Matos