sexta-feira, 31 de março de 2017

Análise do dia 27.03.2017

POR: Maria Gorete, Jaimara Sombra e Thalia Sales

A aula do dia 27.03.2017, foi dividida em dois momentos, o primeiro momento foi uma breve recapitulação da aula anterior do dia 20.03.2017, através das apresentações e discussões  dos trabalhos dos mapas teóricos do texto “ Prática educativa, Pedagógica e Didática” , onde os alunos presentes puderam expressar suas opiniões sobre o conteúdo abordado, no que concerne às práticas pedagógicas/educativas no ambiente escolar, principalmente as escolas públicas.
No segundo momento a professora dividiu a sala em rodas de conversa, dividindo em 6 grupos através de números distintos no qual cada aluno puderam procurar seu grupo, assim, tornou-se a aula mais dinâmica e sociável, pois os alunos se misturaram entre si, havendo trocas de conhecimentos fora da dinâmica habitual deles.
Para dar embasamento a essa discussão foi sugerido a leitura do texto “Conhecimento escolar epistemologia e política" do autor Mário Sergio Cortella, no qual os grupos começaram a fazer suas análises através de perguntas norteadoras que foram sugeridas pela a orientadora. Cada grupo buscou nas suas respostas, problematizar o assunto tendo em vistas suas vivências no ambiente escolar, seja ele público ou privado, dessa forma, a roda de conversa foi bastante produtiva, pois as vivências apresentadas numa escola da rede pública é muito diferente da rede particular, por exemplo, houveram reflexão acerca da formação ética através de uma educação moral onde ocorra a formação do sujeito político e socialmente responsável, no qual pode-se constatar pelos os argumentos dos discentes que as escolas públicas precisam estarem mais presentes, através de uma da formação  mais humanística, para perceber as dificuldades dos alunos mais de perto, reconhecendo suas limitações de aprendizagem, os problemas enfrentados na comunidade onde vivem, perceber que não somente números fazem uma educação de qualidade, dentre outros assuntos abordados no texto.
Dessa maneira, percebemos o quão rico foi a análise dos textos e a interação com a turma, possibilitando uma maior compreensão da realidade nos ambientes escolares, e o professor como parte fundamental e essencial para esse aprendizado compreendendo que a relação entre sociedade/escola não deve ser vista através do pensamento do " otimismo ingênuo" da educação, sendo que ele é um educador, e tem que ser valorizado por sua formação, e não como sendo um messiânico capaz de solucionar todos os problemas enfrentados pela escola.

3 comentários:

  1. Gostei da Análise. Realmente essa aula foi um momento de bastante aprendizagem para ambos os aulnos, posso afirmar isso baseado no grupo em que fiquei. Realmente a escola e sociedade devem andar juntar, o problema é justamente a questão que foi levantada pelo grupo em que fiquei, algumas escolas tanto do ensino público como do ensino privado têm a dificuldade de pôr em prática as teorias, e acabam por não sair do papel, é um desafio para nós professores, enfrentar isso dentro de uma sala de aula.

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  2. Muito bom. Vimos os 3 tipos de Escola que foi mudando, mas que ainda se encontra em nosso meio. E cada grupo pode acrescentar a mais dando uma reflexão sobre o texto. Podendo também ser discutido em grupo, uma visão diferente também do texto.

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  3. Ótimo texto do autor Cortella, onde acrescentamos ao nosso conhecimento acadêmico os três tipos de escola que são; otimismo ingenuo, onde a escola tem a visão de que somente ela pode mudar o rumo do país, pessimismo ingenuo, que se trata de uma escola reprodutora das ideologias dominantes e desigualdades sociais e por fim o otimismo critico, onde o professor tem uma certa autonomia e causa certos tipos de reflexão.

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