POR: Maria Gorete,
Jaimara Sombra e Thalia Sales
A aula do dia 27.03.2017,
foi dividida em dois momentos, o primeiro momento foi uma breve recapitulação
da aula anterior do dia 20.03.2017, através das apresentações e discussões dos trabalhos dos mapas teóricos do texto “
Prática educativa, Pedagógica e Didática” , onde os alunos presentes puderam
expressar suas opiniões sobre o conteúdo abordado, no que concerne às práticas
pedagógicas/educativas no ambiente escolar, principalmente
as escolas públicas.
No segundo momento a
professora dividiu a sala em rodas de conversa, dividindo em 6 grupos através
de números distintos no qual cada aluno puderam procurar seu grupo, assim,
tornou-se a aula mais dinâmica e sociável, pois os alunos se misturaram entre
si, havendo trocas de conhecimentos fora da dinâmica habitual deles.
Para dar embasamento a essa
discussão foi sugerido a leitura do texto “Conhecimento escolar epistemologia e
política" do autor Mário Sergio Cortella, no qual os grupos começaram a
fazer suas análises através de perguntas norteadoras que foram sugeridas pela a
orientadora. Cada grupo buscou nas suas respostas, problematizar o assunto
tendo em vistas suas vivências no ambiente escolar, seja ele público ou
privado, dessa forma, a roda de conversa foi bastante produtiva, pois as
vivências apresentadas numa escola da rede pública é muito diferente da rede
particular, por exemplo, houveram reflexão acerca da formação ética através de
uma educação moral onde ocorra a formação do sujeito político e socialmente
responsável, no qual pode-se constatar pelos os argumentos dos discentes que as
escolas públicas precisam estarem mais presentes, através de uma da
formação mais humanística, para perceber
as dificuldades dos alunos mais de perto, reconhecendo suas limitações de
aprendizagem, os problemas enfrentados na comunidade onde vivem, perceber que
não somente números fazem uma educação de qualidade, dentre outros assuntos
abordados no texto.
Dessa maneira, percebemos o
quão rico foi a análise dos textos e a interação com a turma, possibilitando
uma maior compreensão da realidade nos ambientes escolares, e o professor como
parte fundamental e essencial para esse aprendizado compreendendo que a relação
entre sociedade/escola não deve ser vista através do pensamento do "
otimismo ingênuo" da educação, sendo que ele é um educador, e tem que ser
valorizado por sua formação, e não como sendo um messiânico capaz de solucionar
todos os problemas enfrentados pela escola.
Gostei da Análise. Realmente essa aula foi um momento de bastante aprendizagem para ambos os aulnos, posso afirmar isso baseado no grupo em que fiquei. Realmente a escola e sociedade devem andar juntar, o problema é justamente a questão que foi levantada pelo grupo em que fiquei, algumas escolas tanto do ensino público como do ensino privado têm a dificuldade de pôr em prática as teorias, e acabam por não sair do papel, é um desafio para nós professores, enfrentar isso dentro de uma sala de aula.
ResponderExcluirMuito bom. Vimos os 3 tipos de Escola que foi mudando, mas que ainda se encontra em nosso meio. E cada grupo pode acrescentar a mais dando uma reflexão sobre o texto. Podendo também ser discutido em grupo, uma visão diferente também do texto.
ResponderExcluirÓtimo texto do autor Cortella, onde acrescentamos ao nosso conhecimento acadêmico os três tipos de escola que são; otimismo ingenuo, onde a escola tem a visão de que somente ela pode mudar o rumo do país, pessimismo ingenuo, que se trata de uma escola reprodutora das ideologias dominantes e desigualdades sociais e por fim o otimismo critico, onde o professor tem uma certa autonomia e causa certos tipos de reflexão.
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