sexta-feira, 24 de março de 2017

Agenda do dia 27.03.17

TERCEIRA AGENDA/ 27- 03 - 2017

                Acolhida: Leitura comentada do ensaio de análise daaula
                Fechamento da aula do dia 20-03
                1º Momento: apresentação/discussão dos Mapas Teóricos
          2º Momento da Socialização: Roda de conversa com base nos desafios dos eixos trabalhados no texto.
 
                Estudo e Discussão dos textos 3, 4,5 a partir de questões problematizadoras.
1.         O autor defende a escola como um dos pilares que deve preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares.

ü   Considerem a questão: de acordo com o autor estudado - Por quais critérios tal concepção precisa ser “abraçada” pelos profissionais da prática educativa?

2.         Um dos argumentos que o autor se utiliza para defender a Escola Pública diz respeito ao papel dela como pilar paraauxiliar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de pensamento, de buscar informações.

ü   Considerem a questão: É possível traçar uma representação de “Escola Pública” que exerça esta função? Justifique de acordo com o autor estudado.

3.         O autor sugere em seus escritos que escola deve trabalhar a formação para a cidadania crítica e participativa, onde se criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.

ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

4.            O argumento de que a escola deve buscar a formação ética é defendido pelo autor do texto. Diz ele ....é urgente que os diretores, coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade premente da escola atual e que eles precisam constantemente investir na capacitação efetiva para empregos reais e na formação do sujeito político socialmente responsável.

ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

5.          O autor em suas reflexões ....valorizava o uso de um conhecimento que possibilite a liberdade intelectual e política para as que as pessoas apreendam o real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas.
ü   Quais aos desafios que tal pensamento precisa assumir diante dos desafios contemporâneos?

ü   6. Para compreender a concepção de escola que o autor apresenta e as interações entre professores e alunos expressos em uma determinada situação escolar é necessário que se entenda como são produzidos socialmente e em que momentos históricos elas acontecem.
ü   Comente os tipos de escola.
                Socialização em Roda de conversa com base nas discussões trabalhadas nos  textos com apoio em POWERPOINT.
*            Encaminhamentos:Assistir o filme – “UMA ESCOLA EM HAVANA”
                Avaliação da sessão de aula.

1.        O autor defende a escola como um dos pilares que deve preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida na sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões, de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em equipes interdisciplinares.
ü   Considerem a questão: de acordo com o autor estudado - Por quais critérios tal concepção precisa ser “abraçada” pelos profissionais da prática educativa?


2. Um dos argumentos que o autor se utiliza para defender a Escola Pública diz respeito ao papel dela como pilar paraauxiliar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de pensamento, de buscar informações.
ü   Considerem a questão: É possível traçar uma representação de “Escola Pública” que exerça esta função? Justifique de acordo com o autor estudado.

3.        O autor sugere em seus escritos que escola deve trabalhar a formação para a cidadania crítica e participativa, onde se criem espaços de participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.
ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

4.  O argumento de que a escola deve buscar a formação ética é defendido pelo autor do texto. Diz ele ....é urgente que os diretores, coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade premente da escola atual e que eles precisam constantemente investir na capacitação efetiva para empregos reais e na formação do sujeito político socialmente responsável.
ü   Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas que vc conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou que conscientemente defende? Justifique.

5. Autor em suas reflexões ....valorizava o uso de um conhecimento que possibilite a liberdade intelectual e política para as que as pessoas apreendam o real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões mais livres e acertadas.
ü   Considerem a questão: Quais aos desafios que tal pensamento precisa assumir diante dos desafios contemporâneos?

ü   6. Para compreender a concepção de escola que o autor apresenta e as interações entre professores e alunos expressos em uma determinada situação escolar é necessário que se entenda como são produzidos socialmente e em que momentos históricos elas acontecem.
ü   Considerem a questão: Apresente e comente os tipos de escola.

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