TERCEIRA AGENDA/ 27- 03
- 2017
•
Acolhida: Leitura comentada do ensaio de
análise daaula
•
Fechamento da aula do dia 20-03
•
1º
Momento: apresentação/discussão dos Mapas Teóricos
• 2º
Momento da Socialização: Roda de conversa com base nos desafios dos eixos
trabalhados no texto.
•
Estudo
e Discussão dos textos 3,
4,5 a partir de questões problematizadoras.
1.
O
autor defende a escola como um dos pilares que deve preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida na
sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de
instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes
que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões,
de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em
equipes interdisciplinares.
ü
Considerem
a questão: de acordo com o autor estudado - Por quais critérios tal concepção precisa ser “abraçada” pelos
profissionais da prática educativa?
2.
Um
dos argumentos que o autor se utiliza para defender a Escola Pública diz
respeito ao papel dela como pilar paraauxiliar os alunos nas competências do pensar autônomo, crítico e
criativo, para que estes possam desenvolver a capacidade de aprender, de
desenvolver os próprios meios de pensamento, de buscar informações.
ü
Considerem
a questão: É possível traçar uma
representação de “Escola Pública” que exerça esta função? Justifique de acordo
com o autor estudado.
3.
O autor sugere em seus escritos que escola deve trabalhar a
formação para a cidadania crítica e participativa, onde se criem espaços de
participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde
estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.
ü Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas
que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou
que conscientemente defende? Justifique.
4.
O argumento de que a escola deve buscar a formação
ética é defendido pelo autor do texto. Diz ele ....é urgente que os diretores,
coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade
premente da escola atual e que eles precisam constantemente investir na
capacitação efetiva para empregos reais e na formação do sujeito político
socialmente responsável.
ü Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas
que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou
que conscientemente defende? Justifique.
5.
O autor em suas reflexões ....valorizava o uso de um conhecimento que
possibilite a liberdade intelectual e política para as que as pessoas apreendam
o real significado à informação, julgando-a criticamente e tomando decisões
mais livres e acertadas.
ü
Quais aos desafios que tal pensamento
precisa assumir diante dos desafios contemporâneos?
ü
6. Para compreender a concepção de
escola que o autor apresenta e as interações entre professores e alunos expressos
em uma determinada situação escolar é necessário que se entenda como são
produzidos socialmente e em que momentos históricos elas acontecem.
ü
Comente os tipos de escola.
•
Socialização em
Roda de conversa com base nas discussões trabalhadas
nos textos com apoio em POWERPOINT.

•
Avaliação
da sessão de aula.
1.
O
autor defende a escola como um dos pilares que deve preparar os alunos para o processo produtivo e para a vida na
sociedade atual, investindo na formação geral, isto é, no domínio de
instrumentos básicos conhecimentos, conceitos, habilidades, valores, atitudes
que propiciem uma visão de conjunto das coisas, capacidade de tomar decisões,
de fazer análises globalizantes de interpretar informações, de trabalhar em
equipes interdisciplinares.
ü
Considerem
a questão: de acordo com o autor estudado - Por quais critérios tal concepção precisa ser “abraçada” pelos
profissionais da prática educativa?
2. Um dos argumentos que o
autor se utiliza para defender a Escola Pública diz respeito ao papel dela como
pilar paraauxiliar os alunos nas
competências do pensar autônomo, crítico e criativo, para que estes possam
desenvolver a capacidade de aprender, de desenvolver os próprios meios de
pensamento, de buscar informações.
ü
Considerem
a questão: É possível traçar uma
representação de “Escola Pública” que exerça esta função? Justifique de acordo
com o autor estudado.
3.
O autor sugere em seus escritos que escola deve trabalhar a
formação para a cidadania crítica e participativa, onde se criem espaços de
participação dos alunos dentro e fora da sala de aula de forma organizada onde
estes possam praticar democracia, iniciativa, liderança e responsabilidade.
ü Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas
que você conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou
que conscientemente defende? Justifique.
4. O argumento de que a escola deve buscar a formação
ética é defendido pelo autor do texto. Diz ele ....é urgente que os diretores,
coordenadores e professores entendam que a educação moral é uma necessidade
premente da escola atual e que eles precisam constantemente investir na
capacitação efetiva para empregos reais e na formação do sujeito político
socialmente responsável.
ü Considerem a questão: A prática educativa exercida nas escolas
que vc conhece reflete a opção político-pedagógica apresentada pelo autor ou
que conscientemente defende? Justifique.
5. Autor em suas reflexões
....valorizava o uso de um
conhecimento que possibilite a liberdade intelectual e política para as que as
pessoas apreendam o real significado à informação, julgando-a criticamente e
tomando decisões mais livres e acertadas.
ü
Considerem
a questão: Quais aos desafios que tal
pensamento precisa assumir diante dos desafios contemporâneos?
ü
6. Para compreender a concepção de
escola que o autor apresenta e as interações entre professores e alunos
expressos em uma determinada situação escolar é necessário que se entenda como
são produzidos socialmente e em que momentos históricos elas acontecem.
ü
Considerem
a questão: Apresente e comente os tipos
de escola.
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