O texto "Prática educativa, Pedagogia e Didática", de Libâneo, conceitua e discute sobre os termos destacados no título, fazendo uma breve análise sobre eles. Podemos citar o exemplo da Didática, onde ele destaca que "A Didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos, estabelecer os vínculos entre ensino e aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades mentais dos alunos".
a) Ao fazer um relação com a citação acima e seus conhecimentos prévios, para você, qual a importância da Didática na sala de aula?
A partir da leitura do texto “A dimensão ontológica da didática como campo de conhecimento: uma reflexão acerca do ensino”, considerando sua opinião e entendimento sobre a definição de didática, comente a frase abaixo.
b) “Podemos afirmar que há uma relação recíproca e indissociável entre a transmissão e a assimilação ativa do conhecimento; entre a atividade do professor (ensino) e a atividade do aluno (aprendizagem).
a) A Didática objetiva compreender, acompanhar e organizar o fenômeno educativo( processo ensino-aprendizado), de maneira a nortear decisões adequadas ao seu propósito.
ResponderExcluirEm sala de aula ela é uma atividade base, mediadora entre teoria e prática, ensino e aprendizagem, professor e aluno, assimilação e consciência ativa. Nela, o professor investiga fundamentos, condições, modos de efetivar a práxis pedagógica e interações inerentes à esta com vistas ao alcance de progressos significativos na aprendizagem.
Para a execução do trabalho Didático são imprescindíveis conhecimentos articulados de Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem para conhecer o aluno e adequar o trabalho. O conhecimento da Sociologia para estabelecer interações e compreender inter-relações com envolvimento político projetos educacionais e pedagógicos, articuladamente nas ações docentes e humanas.
b) A transmissão e a assimilação ativa do conhecimento se dá em reciprocidade e é indissociável pois estabelece significados mútuos em situações de causa e efeito onde a práxis didático-pedagógica atinge seus objetivos e fins, construindo saberes.
No processo ensino-aprendizagem o ensino ( professor) determina a aquisição de conhecimentos aprendidos (aluno) , através da Ciência pedagógica, em especial a Didática que "é o principal ramo de estudos da Pedagogia" ( LIBÂNEO, 2012).
"A Didática articula fins, meios, propósitos, ações, conteúdos e relações que permeiam o processo de ensino, que fundamentado em princípios e objetivos sociopolíticos e pedagógicos,deve promover o desenvolvimento das capacidades cognitivas, intelectual, física e afetiva dos alunos, tendo como direção central a sua formação humana"( CAVALCANTE, 2015). Claudejane da Silva Pereira
A)A Didática nos mostra meios de atuação, nela está presente o como fazer, o que fazer e o que eu espero ao realizar algo em sala. Assim, sua importância estaria relacionada em aliar a teoria e a prática no ensino, onde seja alcançados os conhecimentos e objetivos.
ResponderExcluirB)Para que a aprendizagem flua é necessário essa troca natural no que diz respeito ao conhecimento. Deve-se haver comunicação entre aluno e professor, sem esquecer que cada um trás consigo uma bagagem de conhecimentos diversificados. Como o texto “A dimensão ontológica da didática como campo de conhecimento: uma reflexão acerca do ensino” retrata, que na Didática o ensino é o objetivo e a aprendizagem o resultado, onde ainda só pode haver ensino se houver aprendizagem.
Milena Freitas
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ResponderExcluirA) A didática é de extrema importância na relação entre ensino e aprendizagem, pois ela irá buscar métodos para que a aprendizagem seja realizada abrangendo vários aspectos, tanto conhecimentos prévios, que todos possuem antes de inserir-se na escola, quanto conhecimentos teóricos, que serão abordados nas instituições de ensino.
ResponderExcluirB) A didática nos mostra a relação entre professor e aluno, que deve ser uma relação bilateral, onde os dois possuem direitos e deveres em relação ao outro, pois não pode haver ensino sem aprendizagem, nem aprendizagem sem ensino. Também é relevante não esquecermos que a didática poderá ser modificada a partir de cada indivíduo, pois cada um tem a sua forma de adquirir o conhecimento, e é importante respeitar as especificidades de cada um.
Raniely do Nascimento Fontinele Lima.
a) Na minha opinião, a Didática é essencial na sala de aula e no processo de ensino e aprendizagem. Pois, segundo Libâneo, o processo didático efetiva a mediação escolar de objetivos, conteúdos e métodos das matérias de ensino. E em função disso, a Didática descreve e explica os nexos, relações e ligações entre o ensino e aprendizagem; indica princípios, condições e meios de direção do ensino, tendo em vista a aprendizagem. Assim, pode-se concluir que a Didática tem grande importância na sala de aula.
ResponderExcluirb) Segundo Libâneo, o processo de ensino é uma atividade conjunta de professores e alunos, organizado sob a direção do professor, com a finalidade de prover as condições e meios pelos quais os alunos assimilam ativamente conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções. E este é o objeto de estudo da Didática. Dessa forma, a Didática é extremamente importante para o processo de ensino e aprendizagem.
Thais Ribeiro de Carvalho