Iniciamos
a aula com a leitura dos comentários mais relevantes sobre a reflexão postada
no blog sobre os textos, depois a equipe responsável fez a analise da aula anterior,
finalizando essa primeira parte a professora reforçou o assunto abordado pelo
texto explicou o que é planejamento e sua importância.
Na
segunda parte da aula a professora dividiu a turma em grupos de trabalho para a
oficina sobre o texto: Planejamento como uma ação refletiva e coletiva.
Cada
grupo ficou responsável pelo uma parte: o planejamento e suas concepções, fases
históricas e características gerais.
Onde
o planejamento é um processo que requer equilíbrio entre a sociedade, homem educação,
tem que ser harmônico, inicia-se com o entendimento da realidade, conta sempre
com o coletivo, onde resulta que a organização da sala de aula não é neutra sim
um ato político.
O
planejamento participativo: Na década de 80, onde houve denúncias e anúncios no
ensino, um planejamento em mudanças, onde o aprender se dava na ação libertadora,
na análise, na reflexão do ensino, no coletivo da escola, na compreensão,
critica intervencionista no ensino.
O
professor, mediador da prática, planejamento sem solução prévia, processo
construtivo e experiências em grupo.
Planejamento
Prático: também inicio da década de 80, planejamento é circunstancial,
objetivos difusos, tarefas de concepção tradicionais e escolanovista, onde a
hierarquias eram superiores, senhores das determinações e exclusão da realidade
dos alunos.
Planejamento
Instrumental: da década de 50 à 70 industrialização, mundo dicotômico,
planejamento e organização eficiente, com ênfase na produtividade, onde os
professores e os especialistas são os detentores de saberes, a educação se
torna um fator de desenvolvimento neutro.
Aprendemos
também sobre o plano de ensino, e sua divisão, os conteúdos de ensino que é um
conjunto de habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudes de atuação
social, organizados com vista a apreensão e aplicação na prática cotidiana e
por fim os métodos de ensino que é o elemento unificador e sistematizado de
ensinar, aprender e avaliar que determina a interação a ser estabelecida entre educador
e educando, o conteúdo e contexto escolar e a técnica que é ferramenta de
trabalho que possibilita que o novo conhecimento seja aprendido pelo aluno,
aplicando ou modificando o sistema inicial.
Sobre
as características do planejamento que ele tem que ser claro, objetivo,
coerente, criativo, flexível. E por fim os recursos de ensino que facilitam a
apreensão e a apropriação do ensino aprender, avaliar.
Realmente para mim, a aula deste dia foi bastante proveitosa, pois a dinâmica da aula em sairmos para avaliar cada grupo, fez, pessoalmente, com que o conteúdo fixasse de uma melhor forma. Além de que as apresentações para toda a sala fez com que houve uma socialização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos e pelos grupos.
ResponderExcluirConcluo minhas considerações reafirmando sobre o Planejamento, que é totalmente importante para a escola, professor e para os próprios alunos, pois ele funciona como organizador e disciplinador das ações humanas, é claro que o professor deve ser flexível em determinados momentos, mas considero e concordo que não tem como obter bons resultados em aulas improvisadas, é necessário sim planejar e como dito em sala, PESQUISAR, que também acho fundamental no planejamento.